aterro x laje no térreo


Responder Mensagem

aterro x laje no térreo

Alessandro,
postou em Sex, 06 Ago 2010, 21:42
Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

    Na próxima semana devo receber do meu arquiteto, a planta da minha casa para poder inicar a obra. Não vejo a hora!

    Algumas dúvidas tenho postado aqui para me embasar e poder discutir com ele. Aí vai mais uma:

    Sei que nas brocas/sapatas/baldrame usa-se impermeabilizante já na massa, além de revestimento externo para evitar a umidade. Porém, em outra oportunidade que tive de adminstrar uma obra, moramos por algum tempo na casa sem revestimento, ou seja, o chão ficou no cimento, no ponto de receber acabamento.

    Ocorria que, ao deixar algum material impermeável sobre o chão (exemplo, um tapete de borracha), por alguns dias, logo criava-se mofo, como se o chão constantemente 'transpirasse' umidade, embora aparentemente não se enchergasse o cimento úmido.

    O solo não recebia umidade e mesmo nos meses de estiagem, esse problema ocorria.

    Qual a falha provável?
    Será que faltou impermeabilização do contra piso, ou a terra do aterro foi inadequada?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Aterro x laje no térreo

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 09 Ago 2010, 14:22
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Alessandro,

      Muito provavelmente há problemas na impermeabilização, além de falta de arejamento no ambiente.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 23:23, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      CARCAMANO
      postou em Seg, 09 Ago 2010, 17:06
      Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

        A parte de impermeabilização está incluida na fase profilática de prevenção de patologias futuras. As impermeanilizações podem ser rígidas ou flexíveis. Parece um quesito complicado, mas ñ é. Isso durante a fase de construção. Já, após, a coisa pode se complicar, ter custo altíssimo e em alguns casos nem resolver na plenitude o problema.

        Alessandro,
        postou em Qua, 11 Ago 2010, 08:37
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

          Grato pelas respostas.

          Isaac, ventilação no ambiente não era problema, a casa era bem arejada. O problema era apenas sob tapetes e móveis que tinham pés ocultos, como na cômoda, estante e guarda-roupas modulado. A umidade não chegava nas paredes.

          Carcamano, com a primeira obra, aprendi muito e atualmente tenho lido bastante. Farei bom uso dos produtos da Vedacit.

          Me lembro bem de ter comprado impermeabilizante para as brocas e vigas sob a terra, mas não para o contra-piso. Como eu não tinha experiência, confiei no Mestre de obras. Deve ter sido aí o problema.

          Ficarei atento a esse detalhe.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          CARCAMANO
          postou em Qua, 11 Ago 2010, 10:35
          Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

            Alessandro, escreveu:Grato pelas respostas.

            Isaac, ventilação no ambiente não era problema, a casa era bem arejada. O problema era apenas sob tapetes e móveis que tinham pés ocultos, como na cômoda, estante e guarda-roupas modulado. A umidade não chegava nas paredes.

            Carcamano, com a primeira obra, aprendi muito e atualmente tenho lido bastante. Farei bom uso dos produtos da Vedacit.

            Me lembro bem de ter comprado impermeabilizante para as brocas e vigas sob a terra, mas não para o contra-piso. Como eu não tinha experiência, confiei no Mestre de obras. Deve ter sido aí o problema.

            Ficarei atento a esse detalhe.


            Nesse caso ( vedapren e vedacit ), um impermeabilizante a base de hidroasfalto a frio para as vigas de fundação e um impermeabilizante hidrófugo para o contrapiso, já está de bom tamanho. Também antes de executar o contrapiso, use uma camada de pedra grossa e depois brita média, uns 20 Cm já de ambos está bom. Isso impede que a umidade chegue até o tal contrapiso. A pedra acaba drenando os águas acendentes que provocam a umidade no piso.

            Alessandro,
            postou em Qua, 11 Ago 2010, 23:12
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

              Valeu Carcamano. Legal

              A brita que você cita, seria número 2 ?
              Não conheço a pedra grossa, mas amanhã pegarei a prévia do projeto e já discuto sobre essas camadas.

              CARCAMANO
              postou em Qui, 12 Ago 2010, 10:55
              Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                Alessandro, escreveu:Valeu Carcamano. Legal

                A brita que você cita, seria número 2 ?
                Não conheço a pedra grossa, mas amanhã pegarei a prévia do projeto e já discuto sobre essas camadas.


                Brita usada para concreto. Pode ser a dois sim. A pedra grossa, aqui chamamos de pedra de mão ou matacão ( mais ou menos do tamanho de uma bola de futsal, um pouco menor ). Isso daí, resolve radicalmente o problema de umidade no contrapiso. Wink

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais