O Blog do Adesivo Industrial é uma comunidade voltada a engenheiros e profissionais de manutenção, reunindo informações e troca de experiências sobre a aplicação das mais recentes tecnologias químicas em projetos de produtos e manutenção de infraestrutura industrial. Tecnologias que são capazes de aumentar a produtividade, eliminar perdas e prejuízos desnecessários, recolocar estruturas ou equipamentos velhos ou danificados de volta ao trabalho, aumentar a vida útil de máquinas e instalações, contribuir para a qualidade de produtos e muito mais.
Para isso conta com a colaboração de profissionais especializados em tecnologias como travas e vedantes anaeróbicos, adesivos cianoacrilatos, silicones, compostos de epóxis e muitas outras. Um destes profissionais pode ser você! Não existe indústria que não utilize adesivos industriais, portanto se você trabalha nas áreas de manutenção, produção ou engenharia, junte-se a nossa comunidade agora!
Página Principal
http://www.blogadesivoindustrial.com.br (http://www.blogadesivoindustrial.com.br)
Leia também em nosso blog alguns dos artigos mais interessantes e recentes:
http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/01 (http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/01)
Equipamentos e instalações industriais - Ressuscitando dos mortos
Como economizar milhares de R$ evitando a troca de equipamentos e estruturas.
A hora mais temida em uma indústria é quando começam a se sentir os implacáveis efeitos do tempo sobre seus equipamentos e estruturas: bombas, eixos, centrífugas e redutores são grandes vítimas do desgaste e corrosão. E seu custo de substituição é alto. Assim como é alto o custo das paradas para sua reposição. Hoje, entretanto existem tecnologias capazes de fazer verdadeiros milagres, trazendo equipamentos condenados de volta à operação.
http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/02 (http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/02)
Quanto dinheiro sua indústria perde com vazamentos?
Quantos quilômetros de tubulação sua indústria possui? Quantas conexões rosqueadas, flangeadas, válvulas e manômetros ela possui?
Quanto mais desses itens, mais dinheiro vai embora de modo imperceptível. E a questão não é se as tubulações de sua indústria possuem vazamentos, mas sim quantos e onde estão. No calculador abaixo, use o mouse para aumentar o diâmetro do furo e veja como o custo aumenta.
http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/03 (http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/03)
Porque às vezes a “cola” não “cola”?
Isto acontece em qualquer tipo de superfície, existem “vales e picos”, que fazem com que ao entrarem em “contato” na verdade somente os “picos’ do relevo efetivamente se tocam.
Portanto, se você utilizar um adesivo que não entra nestes espaços, preenchendo e nivelando, nada vai colar. Neste aspecto, as tecnologias de adesivos na forma líquida são as mais adequadas, pois neste estado eles são capazes de preencher todas as irregularidades da superfície.
http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/04 (http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/04)
O que a manutenção pró-ativa tem a ver com adesivos?
O conceito de manutenção pró-ativa não é nenhuma novidade. Todo equipamento cujos custos de parada sejam altos, precisa deste tipo de abordagem. E isto pode abranger desde um equipamento na linha de produção até caminhões, ônibus, veículos agrícolas, ou mesmo o seu próprio automóvel! O que muitos não sabem é que existem programas direcionados à profissionais de manutenção sem nenhum custo e mais, feitos por fabricantes de adesivos!
http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/05 (http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/05)
Hot Site demonstra aplicação de adesivos industriais em manutenção pró-ativa
Em nosso boletim anterior, destacamos a economia que pode ser obtida com programas de manuteção pró-ativa. Em complemento à este tema, vamos destacar nesta edição um dos “hot sites” mais completos elaborados sobre o assunto.
http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/06 (http://www.blogadesivoindustrial.com.br/posts/06)
Silêncio por favor
O papel silencioso dos adesivos industriais na qualidade do ambiente de trabalho.
Existem vários estudos médicos que demonstram que uma pessoa exposta a 85 dBs por mais de 8 horas diariamente, irá gradualmente perder sua audição. E esse tipo de risco é muito comum em ambientes industriais. Além dos investimentos básicos em EPIs, existem formas de reduzir este problema na própria instalação dos equipamentos.