Portico metálico - contraventamentos


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Portico metálico - contraventamentos

ailtonvert
postou em Sáb, 20 Nov 2010, 15:45
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Fiz uma pesquisa on-line sobre galpões metálicos com pórticos de alma cheia e verifiquei varias diferenças no sistema de contraventamento. Alguns rigidos, trabalhando tração e compressão, outros apenas tração, etc...exemplo: zamyl steel (oriente médio) utiliza cabos de aço pré tensionados para contraventar....empresa x americana utiliza tubos para o mesmo padrão de galpão.....resumindo, alguem pode me indicar material literario comparativo ou sugerir os porques e vantagens ou desvantagens destas opções entre os diferentes contraventamentos para o mesmo padrão de galpão aporticado??? Obs: Não sou engenheiro, mas sou fabricante de estruturas e fiquei um pouco decepcionado com as respostas que obtive...tenho percebido também alguns projetos de engenheiros iniciantes com falha de calculo, pois a maioria dos programas de calculo não analisa o contraventamento corretamente e a estabilidade lateral fica comprometida.... aparentemente a estrutura esta calculada, mas não esta estavel....agradeço qualquer colaboração ou indicação literária e me coloco a disposição para possiveis soluções de duvidas..


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    Ailton

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    jturci
    postou em Sáb, 27 Nov 2010, 12:07
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      bom dia ,sobre sua duvida,normalmente o se contraventamento de de barras rigidas ,pois cabos de aço como você mesmo diz tem um pouco de delocamento,isso ai depende do calculo,e´melhaor trabalhar com o contravento na tração para um bom resultado

      contraventamento em galpões metálicos...

      edmarferreirajr
      postou em Seg, 29 Nov 2010, 14:16
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Galpões em estrutura de aço geralmente são concebidos a partir da associação de pórticos deslocáveis (via de regra, na direção de menor inércia) com pelo menos um tramo contraventado (na direção de maior inércia). Esta solução tende a ser a mais econômica porque nos pórticos deslocáveis as conexões impedem o giro livre de suas barras, ou seja, momento nos apoios e menor momento máximo no meio das barras. E, ainda que conexões rígidas possam custar mais caro do que conexões de simples apoio, as seções das barras serão sempre menores, gerando, no final das contas, um consumo menor de Kg de aço por m² de estrutura montada. O dimensionamento à tração será sempre mais econômico, seja ele para barras rígidas ou cabos flexíveis, pois o risco de flambagem será sempre inferior. No entanto, havendo a possibilidade de acesso posterior às conexões para reajuste dos esticadores, o contraventamento dos tramos por meio de cabos flexíveis, para o caso específico dos galpões, é o mais econômico em virtude do menor consumo de material. Quanto aos softwares, sugiro sempre a utilização em paralelo de um destinado somente à análise linear estática plana (como o FTOOL, por exemplo), pois neste tipo de software, se o modelo geométrico não estiver estável o software não é capaz de determinar os esforços solicitantes atuantes no esquema. Por fim, procure por livros que tratem de concepção estrutural, como os do Prof. Yopanam Rebelo, pois a concepção antecede o dimensionamento e sua compreensão é fundamental para que o projetista possa fazer suas opções. Legal

        MeketrefiS
        postou em Dom, 30 Jan 2011, 16:47
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

          Embora a pergunta seja antiga vamos lá.
          Contraventamentos são elementos destinados a dar rigidez e estabilidade a estrutura durante sua vida util, trabalham principalmente á tração. São calculados atraves dos esforços incidentes dos ventos laterais e frontais e tambem para absorver o impacto de frenagem das pontes rolantes quando houver. Quanto a serem em cabo de aço, barras redondas ou mesmo outras formas de perfis, depende do calculo das cargas incidentes.
          Geralmente são instalados nos pontos medios dos Galpões para pequenos comprimentos ou nas extremidades para dimensões maiores, montados em ambos os lados, frontal e no fundo, ou seja, contraventar em ambos os eixos ( X e Y ). Recomendo o livro "Galpões Industriais em Aço", do Mestre Ildony H. Bellei, da PINI editora, que trata de forma simples e objetiva esta questão. Abraços

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