Rafael Ramos escreveu:Aguinaldo escreveu:Falta a verga na parte superior e contra verga na inferior, concreto armado
Caro Aguinaldo,
Conforme descrevi, o problema ocorre em vãos de portas. Essas mesmas portas tem vergas na parte superior que avançam ainda algum cms além do vão em ambos os lados. Não existe contra-vergas em portas, talvez tenha tentado se referir a alguma outra coisa e se for esse o caso, não entendi.
A não-execução (ou má-execução) de vergas nas portas tende a criar fissuras nas arestas superiores do vão que se estendem a 45º, enquanto a fissura que eu descrevi ocorre variando entre 1,1m e 1,5m acima do nível do piso e estende-se quase horizontalmente.
Estou acreditando que deve ser alguma particularidade das casas em que notei isso vinda alguma carga mal-calculada sobre a alvenaria.
Como foi executada a viga? Foi diretamente sobre a parede? Se a viga foi concretada sobre a parede (Ex: Bloco canaleta), faz com que a parede deixe de ser somente vedação e se transforme em estrutura também, resistindo à parte do peso e da carga suportada pela viga acima dela.
Assim, ela começa a resistir à compressão sem ter sido projetada para isso. Além disso, ao lado da porta, existe um acúmulo de tensão que vinha sobre a porta e foi redistribuida.
Esse tipo de construção infelizmente é comum, principalmente em pequenas obras. Isso não é boa engenharia, é apenas construção, é obra "calculada" geralmente por pedreiro "calculista".
Na boa engenharia, existe a obra com vigas feitas antes da alvenaria de vedação ou a obra com alvenaria estrutural.
Soluções intermediárias existem, até ficam em pé, mas você como engenheiro deve evitar pois há grande possibilidade de problemas e o Código de Defesa do Consumidor vai acompanhar você por um bom tempo.
Atenciosamente,
Eng. Fabrício Mosqueira Gomes