Muro de arrimo em alvenaria estrutural


Responder Mensagem

Muro de arrimo em alvenaria estrutural

eng.juli
postou em Ter, 18 Jan 2011, 17:48
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos.Gostaria de saber se alguém poderia me indicar uma bibliografia ou apostila que me ajudasse a calcular muro de arrimo em alvenaria estrutural (blocos de concreto).Me pediram para projetar um palco e com o que aprendi na faculdade não me sinto preparada para fazê-lo.A solução que imaginei foi a do muro de arrimo com pilaretes e travado com cinta de bloco tipo calha com ferro corrido (não faço idéia do diâmetro correto- acima de 6.3mm, acho)a cada 60 ou 70 cm.A dúvida é: a fundação dos pilaretes deve ser uma sapata corrida em bloco de concreto?Qual a profundidade da mesma?Qual seria o procedimento de cálculo para definição da profundidade e tipo de fundação em relação á altura do muro?O piso da contenção deverá ser armado ou pode ser em concreto simples?Tenho muitas dúvidas e não encontrei nenhuma fonte de resposta.Se alguém puder me dar um caminho agradeço muito.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Seg, 24 Jan 2011, 14:32
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Boa tarde Eng.ª Juli

      É natural que ao sair de um curso de engenharia nos sentimos não preparados para exercer algumas atividades, porem isso não deve ser encarado nunca como uma barreira e sim como um desafio.
      Tentarei ajudar.
      Primeiramente precisamos definir a geometria do seu palco ou muro de arrimo, precisamos de sua dimensão, altura e espessura de parede de bloco que pretende trabalhar.
      Feito isso, precisamos calcular as cargas que atuarão nas paredes como: empuxo ativo, empuxo passivo, momentos no engastamento do muro com a fundações.
      Será necessário o relatório de sondagens do solo, assim será possível definir a resistência do solo por cada camada e com isso adotar a melhor fundação possível em termos de economia e segurança.
      Caso prefira trabalhar com sapata corrida, deve inclui nas analises os efeitos de tombamento e deslizamento do muro.

      Caso queira tirar mais duvidas entre em contato:

      Eng.º André Pinheiro
      e-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Fone: (19) 9282 9679

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      MeketrefiS
      postou em Dom, 30 Jan 2011, 10:28
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        Muros de arrimo são sempre muito complicados, requerem uma atenção especial ao terreno que será suportado do que com o proprio sistema a ser adotado. Um livro muito bom que recomendo é "Caderno de Muro de Arrimo", do Antonio Moliterno - ISBN 85-212-0149-4, com muitos exemplos, figuras e desenhos explicatórios, que na minha opinião todos os livros de engenharia deveriam ter, pois o cerebro do engenheiro enxerga desenho e o transforma em numeros, do que letras que não se transformam em nada.
        abraços.
        mhfranhan@uol.com.br

        Muro de arrimo em alvenaria estrutural

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 30 Jan 2011, 12:28
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro meketrefiS,

          Concordo com a parte das ilustrações, mas "letras não se trasnformarem em nada", creio que o amigo pegou meio pesado.. rs.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural