Colunas para sustentação de reservatório de água


Responder Mensagem

Colunas para sustentação de reservatório de água

Glima
postou em Qui, 03 Fev 2011, 10:05
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Prezados senhores,

    Quando construí a minha casa, o arquiteto optou por não criar uma coluna em uma das paredes laterais da área em que seria colocado o reservatório de água, visto que teria uma outra a uma distância de 1,50cm. Eu discordei e ele resolveu criar uma coluna a partir da própria laje. dizendo que esse outra coluna suportaria o peso do reservatório que comporta 2 mil litros de água. Eu estou preocupada, pois acho que a qualquer hora tudo vai desabar. Para mim, só uma coluna com sapata, sendo uma em cima da outra é que sustentaria todo esse peso. Estou pensando em "rasgar" a parede para fazer uma coluna. Por favor, me ajudem, será que essa coluna a 1,50 cm da outra que foi criada acima da laje do térreo pode suportar esse peso?
    Desde já agradeço a quem puder me responder. Sei que será preciso contratar um profissional para analisar, mas quero antes ouvir algumas opiniões.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    abnermartins
    postou em Sex, 04 Fev 2011, 10:06
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

      Prefiro não dar um parecer técnico, pois não sei quais critérios o arquiteto utilizou para efetuar este dimensionamento. Mas se você está com esta dúvida, não perca tempo e contate um profissional urgente para fazer esta análise, pois não será o arquiteto que estará morando embaixo do reservatório e sim sua família. Não recomendo também fazer estas mudanças sem conversar com algum especialista pois estas mudanças muitas vezes pioram o que já está ruim, compromentendo a função estrutural de alguns elementos da obra.

      att.

      Engº Abner Vieira Martins

      MeketrefiS
      postou em Sex, 04 Fev 2011, 18:04
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        Olá.. existem outras maneiras de se apoiar a Carga de Reservatorios sem utilizar pilares. A carga de 2000 litros não é muito se ela for distribuida pelo comprimento da parede, se for uma parede de 1,50 m, a carga chega a 14,0 kg por cm de parede, é pouco. Creio que um bloco mesmo Ceramico suporta muito mais que isso, mas em todo caso é melhor conversar com um profissional que avalie "in loco" para comprovar as cargas e suas respectivas reaçoes e caminahmentos para as vigas e pilares. as veses um perfil metalico seja mais economico e menos trabalhoso do que quebrar para embutir um pilar.
        ABRAÇOS

        _________________
        mhfranhan@uol.com.br
        (11) 9320.5399

        Colunas para sustentação de reservatório de água

        Glima
        postou em Qua, 09 Fev 2011, 22:42
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          MeketrefiS escreveu:Olá.. existem outras maneiras de se apoiar a Carga de Reservatorios sem utilizar pilares. A carga de 2000 litros não é muito se ela for distribuida pelo comprimento da parede, se for uma parede de 1,50 m, a carga chega a 14,0 kg por cm de parede, é pouco. Creio que um bloco mesmo Ceramico suporta muito mais que isso, mas em todo caso é melhor conversar com um profissional que avalie "in loco" para comprovar as cargas e suas respectivas reaçoes e caminahmentos para as vigas e pilares. as veses um perfil metalico seja mais economico e menos trabalhoso do que quebrar para embutir um pilar.
          ABRAÇOS


          Olá, Meketrefis

          Obrigada por responder.
          Realmente já vi alguns reservatórios sustentados apenas por paredes com bloco cerâmico. Você falou sobre a distribuição da carga pelo comprimento da parede. A minha casa tem dois pavimentos. No primeiro, como disse, não foi criada a coluna, só a partir do segundo. A parede, a partir desse ponto, tem mais de três metros. O reservatório é muito alto e só há colunas com sapatas em uma lateral, por isso que tenho receio que não suporte.

          Grata,

          Glima

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Colunas para sustentação de reservatório de água

          IsaacdeCristo
          postou em Qui, 10 Fev 2011, 02:10
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Cara Glima,

            Não dá pra responder sem conhecer o projeto e principalmente a resistência da laje associada a vigas e pilares. Como você citou, o ideal mesmo é contratar um profissional para resolver o problema.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural