Reservatório Inferior - Desativado


Responder Mensagem

Reservatório Inferior - Desativado

Henrique Tannus
postou em Seg, 30 Nov 2015, 10:16
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal, sou eng., mas não civil, moro em um condomínio de 3 andares, construção um pouco antiga (uns 40 anos) e sem área subterrânea.
    O problema é que tem uns 10 anos que desativamos o reservatório inferior de água. O reservatório é subterrâneo, de alvenaria, com uns 30 K L de capacidade e fica no térreo da garagem. o piso em seu entorno é totalmente cimentado e o terreno plano.
    Desativamos ele e a bomba dágua, desviando o fornecimento de água da rua direto para a caixa d'agua superior. Para economizar com manutenção e gastos com energia elétrica.

    Bom, até aí tudo bem. Mas acontece que, ainda que esteja tudo bem de lá pra cá, estamos começando a ficar preocupados com o futuro do reservatório, já que ele ainda permanece cheio de água.
    Me vem na cabeça três opções:

    1) Deixar ele como está, cheio de água. Problema que imagino: A ultima impermeabilização feita deve ter uns 25 anos. E tenho receio de começar a infiltrar no terreno com o tempo e danificar a fundação do predio. Como a região é toda coberta com cimento e piso de pedras, não consigo ver uma forma de acompanhar se está havendo ou não infiltração do reservatório no solo.

    2) Esvaziar. Problema que imagino: Penso que as paredes do reservatorio foram projetadas considerando as forças incidentes com ele cheio. Se esvaziar, por ser enterrado, não tem risco do peso do terreno romper as paredes devido a ausência da força da água em direção oposta?

    3) Caso a solução 2 seja desaconselhada, pensamos em esvaziar e encher completamente o reservatório de terra


    Alguém poderia nos dar uma luz?

    Obrigado, Henrique


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Instalações Prediais