marilinda escreveu:Gosto do que leio e ouço falar de engenharia civil, só que não sei detalhes sobre a profissão. Gostaria que alguem que já estivesse formado me falasse como que é, me desse mais detlahes. obs: tenho medo da fazer engenharia civil, pois li no guia do estudando que para a copa e para as olimpíadas faltam 38500 profissionais na área de construção civil, só que vou formar só em 2016, e tenho medo de ficar desempregada. Obrigada
Marilinda,
Primeiramente engenharia civil é o tipo de profissão que, ou você gosta, ou você odeia. Só consegue-se trabalhar se gostar realmente.
O que o engenheiro civil faz:
Basicamente recebe um projeto de arquitetura, desde o mais simples, até o mais mirabolante, e sua função é projetar uma estrutura (esqueleto) que materialize o sonho do arquiteto. A estrutura tem que atender o princípio básico da engenharia "maior rendimento" com "menor custo". No caso da engenharia civil, esse "maior rendimento" significa
segurança.
Aém do projeto da estrutura, entra também projetos ditos de "instalações prediais", ou seja, instalações elétricas, hidráulicas, gás, etc.
Todos os projetos precisam estar compatibilizados, ou seja, têm que se "encaixar".
Feito esse projeto estrutural e de instalações prediais, é feito um trabalho de orçamentação. Nessa fase o engenheiro irá calcular o custo estimado para a construção deste prédio. Juntamente com o processo de orçamentação, desenvolve-se um cronograma chamado físico-financeiro. Basicamente é o que vai distribuir os recursos para as diversas fases da obra.
A parte final é o canteiro de obras: o engenheiro irá fiscalizar e gerenciar a construção do início ao fim, cumprindo à risca os projetos e os cronogramas. O engenheiro de obra também gerencia as equipes de modo a tirar o máximo proveito da mão-de-obra, controla materiais e toma decisões difíceis todos os dias.
Digamos que isso
é um resumo do resumo do que um engenheiro civil faz. E não é só, tem muito mais coisas.
Note que o engenheiro que faz o projeto não trabalha em obra e vice-versa (98% dos casos). Ou seja, são duas áreas básicas que você pode seguir na eng. civil.
Um abraço.