Quero fazer eng civil ainda tenho duvidas,me ajudem por favo


Responder Mensagem

Quero fazer eng civil ainda tenho duvidas,me ajudem por favo

marilinda
postou em Sex, 11 Fev 2011, 20:11
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Gosto do que leio e ouço falar de engenharia civil, só que não sei detalhes sobre a profissão. Gostaria que alguem que já estivesse formado me falasse como que é, me desse mais detlahes. obs: tenho medo da fazer engenharia civil, pois li no guia do estudando que para a copa e para as olimpíadas faltam 38500 profissionais na área de construção civil, só que vou formar só em 2016, e tenho medo de ficar desempregada. Obrigada


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Nereu
    postou em Sex, 11 Fev 2011, 20:48
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      marilinda escreveu:Gosto do que leio e ouço falar de engenharia civil, só que não sei detalhes sobre a profissão. Gostaria que alguem que já estivesse formado me falasse como que é, me desse mais detlahes. obs: tenho medo da fazer engenharia civil, pois li no guia do estudando que para a copa e para as olimpíadas faltam 38500 profissionais na área de construção civil, só que vou formar só em 2016, e tenho medo de ficar desempregada. Obrigada


      Marilinda,

      Primeiramente engenharia civil é o tipo de profissão que, ou você gosta, ou você odeia. Só consegue-se trabalhar se gostar realmente.

      O que o engenheiro civil faz:

      Basicamente recebe um projeto de arquitetura, desde o mais simples, até o mais mirabolante, e sua função é projetar uma estrutura (esqueleto) que materialize o sonho do arquiteto. A estrutura tem que atender o princípio básico da engenharia "maior rendimento" com "menor custo". No caso da engenharia civil, esse "maior rendimento" significa segurança.
      Aém do projeto da estrutura, entra também projetos ditos de "instalações prediais", ou seja, instalações elétricas, hidráulicas, gás, etc.
      Todos os projetos precisam estar compatibilizados, ou seja, têm que se "encaixar".

      Feito esse projeto estrutural e de instalações prediais, é feito um trabalho de orçamentação. Nessa fase o engenheiro irá calcular o custo estimado para a construção deste prédio. Juntamente com o processo de orçamentação, desenvolve-se um cronograma chamado físico-financeiro. Basicamente é o que vai distribuir os recursos para as diversas fases da obra.

      A parte final é o canteiro de obras: o engenheiro irá fiscalizar e gerenciar a construção do início ao fim, cumprindo à risca os projetos e os cronogramas. O engenheiro de obra também gerencia as equipes de modo a tirar o máximo proveito da mão-de-obra, controla materiais e toma decisões difíceis todos os dias.

      Digamos que isso é um resumo do resumo do que um engenheiro civil faz. E não é só, tem muito mais coisas.

      Note que o engenheiro que faz o projeto não trabalha em obra e vice-versa (98% dos casos). Ou seja, são duas áreas básicas que você pode seguir na eng. civil.

      Um abraço.

      Nereu
      postou em Sex, 11 Fev 2011, 21:06
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

        Complementando a reposta: dificilmente ficará desempregada, hoje ou em 2016, a não ser que não goste da profissão.

        Já tive várias alunas que desistiram no meio do curso de civil (quando o rítimo aperta) e foram para arquitetura e estão felizes hoje.

        Quero fazer engenharia civil, ainda tenho dúvidas, me ajudem

        IsaacdeCristo
        postou em Sáb, 12 Fev 2011, 07:32
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Cara Marilinda,

          Uma coisa posso lhe garantir, você NUNCA ficará desempregada, se for uma profissional competente, independentemente de se ter ou não, o aumento da demanda por causa da Copa do Mundo 2016 no Brasil. Aliás, já estamos a muito tempo precisando de profissionais COMPETENTES, e estes sempre faltarão no mercado. Portanto, como bem citou o Prof. Nereu, se você gosta da profissão, vá em frente, seja engenharia civil, seja arquitetura, ou mesmo outra profissão, você obterá o seu lugar ou sua expressão no mercado.


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:25, num total de 1 vez
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          marilinda
          postou em Seg, 14 Fev 2011, 22:44
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Nereu, muito obriagda por te rme explicado mais sobre a profissão. me interesso por ela, mas ainda vou procurar outras para estar cristalina do que quero. obrigada também IsaacdeCristo. queria saber mais uma coisa. vocês que já se formaram sabe me falar como é o estágio? tipo, vo9u ter que trabalha como pedreiro? obrigada.

            EngClaudio
            postou em Seg, 14 Fev 2011, 22:45
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

              O professor Nereu sintetizou bem o que 80% dos engenheiros civis fazem. Basicamente é isso mesmo.


              Editado pela última vez por EngClaudio em Seg, 14 Fev 2011, 22:54, num total de 1 vez

              EngClaudio
              postou em Seg, 14 Fev 2011, 22:53
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

                marilinda escreveu:Nereu, muito obriagda por te rme explicado mais sobre a profissão. me interesso por ela, mas ainda vou procurar outras para estar cristalina do que quero. obrigada também IsaacdeCristo. queria saber mais uma coisa. vocês que já se formaram sabe me falar como é o estágio? tipo, vo9u ter que trabalha como pedreiro? obrigada.


                Trabalhar como pedreiro? Afinal que curso você vai fazer: engenharia civil ou curso de pedreiro? Ataque de riso

                Entenda uma coisa: o trabalho do engenheiro civil é mental! Não tem nada de braçal, a não ser que você queira ser ajudante do pedreiro.

                No estágio em canteiro de obras, você vai supervisionar a obra, fazer relatórios, dar ordens aos funcionários, controlar materiais, etc.

                No estágio em escritório, você vai ficar na frente do computador fazendo projetos, cálculos, planilhas, cronogramas, etc.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                marilinda
                postou em Qua, 16 Fev 2011, 13:05
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                  EngClaudio, eu achava que ia fazer estágio como pedriero. poisé né, mas muito obrigada, me tirou um peso das costas. beijos

                  biiabalog
                  postou em Qua, 16 Fev 2011, 14:10
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Grande parte das pessoas acham que Arquitetura e Urbanismo é a mesma coisa que Engenharia Civil, mas na verdade são cursos totalmente diferentes.
                    O Arquiteto projeto e planeja a obra.
                    O Engenheiro Civil executa essa obra.
                    Em relação ao curso, ambos tem Calculo e Fisica, se você não gosta disso, já pode esquecer. Mas Arquitetura é um curso mais Artistico, que desenvolve mais a criatividade. A Engenharia é muito calculo e estrutura.
                    Mas eu acho que ambos se complementam. Por isso que pretendo terminar o curso de Arquitetura e partir pra Engenharia Civil.

                    _________________
                    Beatriz Balog

                    ncis
                    postou em Qua, 16 Fev 2011, 15:13
                    Usuário Nível 2 | Mensagens: 54

                      biiabalog escreveu:Grande parte das pessoas acham que Arquitetura e Urbanismo é a mesma coisa que Engenharia Civil, mas na verdade são cursos totalmente diferentes.
                      O Arquiteto projeto e planeja a obra.
                      O Engenheiro Civil executa essa obra.
                      Em relação ao curso, ambos tem Calculo e Fisica, se você não gosta disso, já pode esquecer. Mas Arquitetura é um curso mais Artistico, que desenvolve mais a criatividade. A Engenharia é muito calculo e estrutura.
                      Mas eu acho que ambos se complementam. Por isso que pretendo terminar o curso de Arquitetura e partir pra Engenharia Civil.


                      @biiabalog

                      Arquiteto projeta e planeja a obra? Tá falando besteira.

                      O arquiteto pode projetar a arquitetura de um prédio, mas não pode projetar a sua estrutura, ele não tem o conhecimento científico que o engenheiro tem para uma tarefa dessas. Estrutura é tarefa do engenheiro civil, e como bem disse o Nereu, o engenheiro materializa o sonho do arquiteto.
                      Planejamento, cronogramas, orçamento é tarefa do engenheiro civil também. Nunca vi arquiteto orçamentista.


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais