calculo e grafico d momento fletor


Responder Mensagem

calculo e grafico d momento fletor

Lay
postou em Sáb, 02 Abr 2011, 14:32
Usuário Novato | Mensagens: 2

    oi pessoal!
    sou nova por aqui e to precisando mto d uma ajuda! tenho q aprender a calcular momento fletor e fazer o gráfico. mas o meu prof inventou um monte d pl2: pl2/8 pl2/14,2 pl2/12... e eu n sei qdo eu uso qual. alguem me ajude!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Sáb, 02 Abr 2011, 15:40
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Lay
      Para calcular o momento fletor é preciso ter estabelecido os vetores das forças ativas e reativas, concentradas ou distribuídas, utilizando-se dos princípios da estática, e seus braços de alavanca até a seção (qualquer) onde se calcula o esforço solicitante. Para obter o gráfico dos momentos é preciso estabelecer múltiplas seções na viga e calcular, para cada uma delas, a somatória dos momentos das forças e reações à esquerda da seção em questão (momentos positivos giram a seção em sentido horário, momentos negativos em sentido contrário), transportar os valores encontrados para um gráfico cartesiano onde a abscissa registra as distâncias entre as seções e as ordenadas os valores da somatória dos momentos das forças.
      Numa viga isostática sem balanços submetida a carga gravitacional distribuída uniforme (q) no vão (l), as reações de apoio, pelos princípios de equilíbrio da estática, são iguais à (q.l:2); pela observação de que o equilíbrio do momento fletor, para este caso, nas variadas seções transversais ao longo do comprimento, é descrito por uma equação quadrática, resume-se o trabalho de cálculo a obter o valor máximo do momento fletor a meio vão pela fórmula M=q.l²:8, momento positivo, desenhado abaixo do eixo das abscissas por convenção, já que traciona as fibras inferiores da viga, e, a partir deste valor, por um processo gráfico, desenhar a parábola que descreve a variação do esforço ao longo da viga.
      Quanto às outras fórmulas a que você se referiu, seria necessário conhecer algo da hiperestática para saber como se chegou àquelas. Por brevidade, deixo de abordar o assunto; mas a fórmula M=q.l²:14,22 refere-se ao momento positivo máximo no vão uma viga, com engaste perfeito num apoio extremo e sem engaste no outro apoio extremo, sob carga uniforme; a outra fórmula (M=q.l²:12) ao momento negativo máximo sobre os apoios extremos, supostos perfeitamente engastados, numa viga sob carga uniforme.
      Espero ter ajudado. Estude com calma e afinco. Boa sorte.

      Lay
      postou em Seg, 04 Abr 2011, 15:16
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Brigada, Alex!! Ajudou mto! Legal

        momento no meio do vão

        Patricia Almeida
        postou em Sáb, 03 Dez 2016, 12:32
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          para laje isoladas, usa: Mv=q x L²/8

          para laje com um lado engastado, usa: Mv= q x L²/14,22 (engaste) Ma= -q x L²/8

          para laje biengastada, usa: Mv= q x L²/24 (engaste) Ma= -q x L²/12

          Very Happy

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais