Bom dia pessoal,
gostaria de saber a Diferença entre massa asfáltica ensacada e Concreto Betuminoso Usinado a Quente, e quais vantagens.
Obrigado pela colaboração.
Lucas Cardoso escreveu:Bom dia pessoal,
gostaria de saber a Diferença entre massa asfáltica ensacada e Concreto Betuminoso Usinado a Quente, e quais vantagens.
Obrigado pela colaboração.
ericcandido escreveu:Lucas Cardoso escreveu:Bom dia pessoal,
gostaria de saber a Diferença entre massa asfáltica ensacada e Concreto Betuminoso Usinado a Quente, e quais vantagens.
Obrigado pela colaboração.
Prezado Eric,
Muito esclarecedora a sua resposta. Para mim que não atuo nesta área, foi uma boa aula.
Parabéns!
Olá Lucas Cardoso
Sou Prospector de Tecnológico e trabalho com modificação de asfaltos há mais de 7 anos e aqui na empresa desenvolvemos o aditivo SM2A para modificação de CAP.
Bem a diferença está no CAP e não no processo, explico.
Ambos passam por Usinagem a Quente com uma pequena variação na temperatura de usinagem.
O CBUQ com o CAP tradicional ex. CAP 50/70 é usianado a uma temperatura de aprox. 170° e sua temperatura de aplicação em campo é indicada para aprox. 110°.
Já o CBUQ ensacado leva em sua composição o mesmo CAP 50/70 só que modificado com aditivo (ex. SM2A), e usianado a uma temperatura de aprox. 120° e sua aplicação pode ser feita a frio. O ensacamento é feito apenas para logística, ou seja, é mais fácil de se transportar.
Outro fator que poucos sabem é que no asfalto ensacado não necessita de pintura de ligação do tipo RR (Pintura catiônica de ruptura rápida) diferentemente do CBUQ tradicional.
Bem Lucas, espero que a resposta seja esclarecedora caso haja mais dúvidas pode me enviar um e-mail que respondo suas dúvidas.
ericcandido.br@gmail.com
Eric Candido
Prospector Tecnológico