Construção civil e seus desperdícios!


Responder Mensagem

Construção civil e seus desperdícios!

calebelr
postou em Qua, 25 Mai 2011, 19:10
Usuário Novato | Mensagens: 2

    fla galera,
    sou novo aqui no forum e esse é o primeiro tópico que escrevo na verdade!
    eu curso o 1º periodo de engenharia, e o professor de fundamentos cientificos propos um projeto para a classe! nesse projeto, eu e o meu grupo resolvemos levantar os problemas que o entulho de construções civis causam, e sei que muitos engenheiros utilizam esse forum! portanto, gostaria de saber a opinião e e o que muitos fazem com o entulho!
    grato,
    calebelr


    _________________
    Calebe Lopes Rodrigues
    Estudante de Ciência e Tecnologia - UFVJM

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Qui, 26 Mai 2011, 08:11
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Calebelr
      Aí, mlk, belê?
      Tá ligado que a parada é nervosa, e o meio ambiente tá pegando! Ó: recicla a tranqueira que dá (blocos, tijolos, telhas, etc, moídos voltam como inerte para emassamentos, entendeu?). Mas xow é quando se faz tudo pra não desperdiçar desde o projeto (fazendo projetos modulares, que evitem pequenos arremates, cortes e improvisações; usando materiais já reciclados, como caixas de passagem de elétrica; caraca, meu, é difícil pacas!), e se pintar um restinho, mandar pro lugar certo (recicladores de plástico, metal, vidro, papel).
      Mas, acaso você me perguntasse qual a minha opinião sobre o assunto, eu diria que a preocupação com desperdício em obras é uma tolice da moda, inteiramente advinda dos grupos de eco-chatos maoístas, que querem impor suas estranhas ideologias a todos, ou daqueles malandros oportunistas que vivem de distribuir certificados de excelência. Ora, o desperdício é inerente à uma atividade da construção civil (do puxadinho à hidrelétrica) na qual o que é produzido é feito sob medida, caso a caso; muito ao contrário dos verdadeiros processos industriais, onde o mínimo é levado em conta por que se produz sempre o mesmo - o modelo ou tipo - em infindáveis repetições, com poucas variações calculadas e controladas). O que se chama indústria da construção civil é apenas o conjunto dos produtores de ítens industrializados empregados na construção e não os construtores em si, que são prestadores de serviços.
      Mas, é claro, você não me perguntou, e eu não respondi o que escrevi acima.
      Abraço e boa sorte.

      Re: Construção civil e seus desperdícios!

      Juninho Eng. GO
      postou em Qui, 26 Mai 2011, 08:31
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Eaee cara beleza...

        Bom, eu curso o 3° Periodo de Engenharia Civil, e recentemente discutimos o tema em sala de aula. Meu professor de construção sustentavel disse que gera sim muito desperdicio em construções em geral, mas que o novo e moderno conceito de construção sustentavel preve a redução significante de entulhos e sobras em geral, pois essas construções cada vez mais presentes no Brasil, são quase que totalmmente sob medida, calculando-se sempre a real necessidade da obra para que os entulhos sejam aproveitados da melhor maneira possivel. Hoje ja eh uma realidade a reciclagem de materiais de construção civil, o que prcisamos ainda eh de mais investimentos em construções sustentaveis e calculadas para que o desperdicio deja o minimo possivel. Very Happy .... flow

        _________________
        José Junior
        Engenhaia Civil
        IUESO 2° ano

        Jonas de Jesus
        postou em Qui, 26 Mai 2011, 14:52
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

          Boa tarde!

          O ideal é racionalizar a construção, reduzindo os desperdícios e reciclando o mínimo que sobrar, ou seja, entulho zero!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          calebelr
          postou em Sáb, 28 Mai 2011, 12:03
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            entao galera,
            de grande utilidade a opiniao de voces, ao alex barreto, nao so respondeu como deu uma perspectiva a mais sobre a visao social e comercial da reciclagem de entulho.
            e por fim, acabo concordando com ambos, tanto com o alex quanto com o juninho, a construcao civil tem qe focar-se em nao gerar desperdicios, e por fim o qe fazer com eles, gerando na construcao sustentavel!
            obrigado aos qe responderam, espero mais opinioes!
            grato,
            calebelr

            _________________
            Calebe Lopes Rodrigues
            Estudante de Ciência e Tecnologia - UFVJM


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais