Treliça


Responder Mensagem

Treliça

Aguinaldo
postou em Dom, 19 Jun 2011, 07:13
Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

    Quero montar uma viga com treliça de Mohr e gostaria de saber se os estribos diagonais pode ser amarrados com arame, ou deve ser soldados ?
    Como seria essa prática de amarração ?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Ter, 21 Jun 2011, 13:10
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Aguinaldo
      A teoria que fundamenta o cálculo do cisalhamento em vigas é devida a Mohr, sendo batizada tal teoria como teoria da treliça de Mohr. Caberia, além de rever seus conhecimentos sobre este ponto, estudar as outras contribuições notáveis deste gênio da engenharia alemã. Quanto aos estribos, calculados para absorver a componente de tração na treliça ideal, eles podem ser efetivados na vertical ou inclinados sobre o eixo longitudinal da via; evidentemente, por simplicidade, usa-se construí-los na vertical mesmo.
      Boa sorte.

      treliça

      Aguinaldo
      postou em Sáb, 25 Jun 2011, 06:35
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

        Alex:
        Eu só queria saber se posso amarrar as diagonais. O que eu quero saber é apenas um detalhe prático, amarrar com arame 18 dobrado vai bem ?
        Obrigado pela resposta.

        gabriel.ishida
        postou em Dom, 11 Dez 2011, 10:53
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Aguinaldo
          as forças de cisalhamento estão divididas em diversos componentes, sendo que um deles é a compressão na biela longitudinal das barras de tração do momento fletor, e estes sao transferidos para o pendural do esquema de Mohr através do "rebitamento" ou conexão de onde vem o nome estribo, sobre os estribos. Sendo assim, essa componente deve trabalhar a 90° das barras tracionadas de baixo. Por outro lado, poderia ser considerado um fator menor se, e somente se, tiver controle da porcentagem que vai pra cada um, assim o estribo tracionaria o concreto diretamente a angulo inclinado (melhorando a eficiencia do estribo), contra o angulo de ruptura da melhor maneira.
          Verifique se dá pra desmembrar, se o componente horizontal venceria o concreto, acho improvável e acho viável mas depende das cargas.

          abrz

          _________________
          Att. Arq. Gabriel Noboru Ishida
          www.arkdesign.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Treliça - Estribo soldado ou amarrado com arame?

          IsaacdeCristo
          postou em Dom, 11 Dez 2011, 11:28
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro Aguinaldo,

            Os estribos, podem ser amarrados com solda, mas não deve ser solda elétrica comum, já que esta altera as propriedades do aço do estribo e da armadura longitudinal, mudando assim os seus temperamentos e resistências.

            Um exemplo de solda aplicável é o Caldeamento, onde a soldagem é feita por corrente elétrica, com o devido controle da pressão dos eletrodos, da corrente elétrica e do tempo de soldagem. Nesse processo, não há redução da resistência à tração original do aço.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            MeketrefiS
            postou em Seg, 12 Dez 2011, 20:55
            Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

              Todos os aços de construção, fabricados atualmente são fabricados aptos para receber solda eletrica sem perder as caracteristicas e resistencia. Esta mudança no processo de fabricação deve-se a constante modernização nos sistema de produção para telas e ate mesmo para armações utilizadas em vigas e colunas Padronizadas e fabricadas pelo metodo de eletrosoldagem.

              _________________
              mhfranhan@uol.com.br
              (11) 9320.5399


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural