Estou querendo fazer Eng. Civil, HELP!!


Responder Mensagem

Estou querendo fazer Eng. Civil, HELP!!

Fernando Rodrigues
postou em Qua, 31 Ago 2005, 16:16
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Quero fazer Engenharia civil, porém não entendo muito do assunto. Pelo que vi e li gostei e acho que é exatamente isso que quero seguir.
    Quero ajuda!Preciso que alguem me diga como é o curso em si!
    Me conte de experiencia própria.
    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Calma... e tudo se resolverá...

    ALLAN SILVA
    postou em Sex, 02 Set 2005, 09:26
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      O curso de Engenharia Civil requer do aluno um gosto maior por cálculo, pois basicamente 70 a 80% das disciplinas sao de cálculo. Estou cursando o 4° ano e se realmente voce gosta e se identifica. Faça!!!! Dentro da Engenharia civil há um leque de segmentos em que voce poderá seguir tais como transportes, construção civil, geotecnia, mecanica dos solos, topografia, calculo estrutural, etc... Uma OBSERVAÇÃO IMPORTANTE... no início você nao custuma ter disciplinas ligadas diretamente a engenharia e por conta disso há uma desistencia um tanto significativa, a partir do 2° ano voce começa a lidar com situaçoes reais da engenharia e do 3° em diante voce começa a sentir-se, por alguns momentos, como um engenheiro hehehe... do 4° em diante é tudo uma questão de sequencia. Vale a pena fazer, tem campo de trabalho e da dinheiro e estabilidade para alguns. LUTE, CONQUISTE SEU ESPAÇO, SEJA UM ENGENHEIRO CIVIL!!!!!!

      Abraços e boa sorte na sua decisão...

      marcelo fiorin
      postou em Ter, 13 Set 2005, 21:44
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

        Sinceramente não sei se engenharia civil é uma boa escolha no momento atual do país.
        É uma profissão interessante mas também pode acabar sendo decepcionante devido a falta de empregos e também as burocracias que o profissional tem que enfrentar para desenvolver o seu trabalho (quando tem algum).
        O curso é basicamente física e matemática, em quase todas as disciplinas, portanto é interessante que tu tenha afinidade, ou ao menos disposição de aprender.
        Tem várias áreas, acho que é uma das profissões com mais possibilidades de atuação profissional, mas como eu disse anteriormente, o mercado é complicado e exige uma dose de paciência para se conseguir iniciar.
        Uma coisa que tu vai perceber, infelizmente só após ter se formado, é que as empresas vão cobrar anos de experiência que os profissionais recém formados não tem, e desse modo tu não consegue nunca entrar no mercado, nessa parte fica decepcionante.
        Fora esses contratempos, que não são poucos e custam anos para se resolverem, no meu caso ainda não se resolveram, é uma profissão de grande importância, e é interessante fazer parte dessa estória toda.
        Só posso te dar um conselho, pensa bem e procura fazer bastante estágio desde o início do curso pra ver se é isso que tu quer realmente.
        Se pudesse começar de novo, te confesso que escolheria outro curso, mas o sucesso profissional também exige um pouco de sorte, vai que isso tu tem.

        Abração

        _________________
        Engº Marcelo

        Re: Estou querendo fazer Eng. Civil, HELP!!

        José Mário
        postou em Ter, 20 Set 2005, 18:31
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Fernando Rodrigues escreveu:Quero fazer Engenharia civil, porém não entendo muito do assunto. Pelo que vi e li gostei e acho que é exatamente isso que quero seguir.
          Quero ajuda!Preciso que alguem me diga como é o curso em si!
          Me conte de experiencia própria.
          Obrigado


          Sou formado em um instituição federal e vou contar como é o curso. o curso exige dedicação constante, normalmente não se tem um horário definido fora das aulas. É preciso estudar muito se você não quiser ficar se arrastando no curso por anos e anos. Realmente no começo não são oferecidas matérias específicas de engenharia civil, o que só acontece a partir do terceiro/quarto período. Eu adorei o curso e faria tudo de novo. Gosto da minha profissão. O retorno financeiro é lento, não se consegue ganhar muito dinheiro no começo. Os profissionais valorizados são mais antigos e experientes, o que você só adquire com o tempo. Não vá ficar apenas com a graduação, a pós é muito importante e valorizada. Procure fazer também um curso de inglês e de autocad. A profissão oferece vários campos de trabalho, como você já foi informado. A maioria do engenheirandos partem para a administração de obras, o que é o meu caso. Na minha opinião é o caminho que oferece aprendizado rápido e diversificado. Se optar por este campo de trabalho, saiba que dificilmente conseguirá ficar trabalhando perto da família. Normalmente não se tem moradia fixa por muito tempo (depende da duração da obra) e você acaba morando em várias cidades em pouco tempo. É bom para quem é solteiro e deseja conhecer um pouco do país. Nas outras atividades consegue-se ficar mais tempo em um mesmo local. Por enquanto é isso. Qualquer coisa é só entrar em contato.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          curso de engenharia civil

          jose humberto de araujo
          postou em Sex, 30 Set 2005, 23:31
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 55

            pra seu gosto é um curso dificil e mais dificil é arranjar um bom emprego. tenho quase 30 anos de formado. sou dedicado a minha profissao, mas com certeza ha outras profissoes mais generosas pra se ganhar dinheiro
            eng humberto

            Re: Estou querendo fazer Eng. Civil, HELP!!

            jmarreiros
            postou em Sáb, 01 Out 2005, 20:51
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

              Fernando Rodrigues escreveu:Quero fazer Engenharia civil, porém não entendo muito do assunto. Pelo que vi e li gostei e acho que é exatamente isso que quero seguir.
              Quero ajuda!Preciso que alguem me diga como é o curso em si!
              Me conte de experiencia própria.
              Obrigado


              Olá Fernando!
              A primeira dica que dou a você é a seguinte: visite uma faculdade de engenharia civil, assista uma aula (de preferência do 1º período), converse com professores, para você ter uma idéia inicial do curso... Isso vai te ajudar a visualizar melhor o curso...
              A segunda dica que te dou pode parecer idealista, mas penso que é o melhor caminho a seguir... Você tem que escolher a profissão que vá te fazer feliz... Não adianta você escolher uma pelo retorno financeiro que ela poderá te dar se você passará o resto da vida fazendo o que não gosta.
              Se você gostar de engenharia civil, você irá terminar sua faculdade, fazer pós graduação e se tornar um profissional bem sucedido e principalmente FELIZ... Vai olhar para trás e ver que tudo valeu a pena...
              Sou recém formada, o início da carreira é difícil para todo mundo, mas se o tempo voltasse e eu tivesse que escolher uma profissão, escolheria novamente Arquitetura, 1000 vezes se fosse necessário. Sou apaixonada pela minha profissão, e sei que é isso que vai me fazer ser bem sucedida, porque por gostar tanto, vou procurar estudar sempre e me superar a cada dia!
              BOA SORTE! PENSE DIREITINHO E NÃO TENHA MEDO DE NADA! SEJA MUITO FELIZ!

              Jéssica Marreiros
              (Arquiteta e Urbanista) Very Happy

              _________________
              Jéssica Marreiros
              Arquiteta e Urbanista
              CREA-RJ 184650/D
              "Todos juntos pela melhoria da qualidade da construção no Brasil"

              Victório
              postou em Dom, 06 Nov 2005, 13:24
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Concordo com você Jéssica!

                Muita luz nesta hora tão complicada da vida!

                Abraço a todos

                _________________
                Victório Rojas Arquiteto
                victorio.rojas@gmail.com

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Resposta a sua pergunta!!!!

                Andrallan
                postou em Sex, 03 Fev 2006, 22:03
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  O curso de engenharia civil é nuito interessante, após conclui-lo você verá as casas, os edifícios, as obras de arte especiais de forma única, com uma compreensão completamente nova. Saber que as lages transmitem suas cargas para as vigas, que logo após recebe-las, as vigas, as transmitem para os pilares, que fazendo parte desta cadeia tramitem as cargas capitadas para as fundações, elo final da cadeia que irreversivelmente as lançam no subsolo. É isso a engenharia civil, saber transmitir para o terreno as cargas capiladas pelos elementos estruturais, guiando-as de forma magestosa para que não causem nenhum dano a edificação. faça o vestibular imediatamente. eu recomendo!!

                  Seu amigo.

                  Allan - Engº Civil.


                  Editado pela última vez por Andrallan em Ter, 23 Set 2008, 21:04, num total de 2 vezes

                  Eu recomendo...

                  ana paula
                  postou em Sáb, 02 Dez 2006, 19:29
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                    Também já estive na mesma situação a qual você se encontra amigo, mais o q posso lhe afirmar é q apesar de todos os problemas o curso vale a pena.
                    Tem muita dedicação envolvida, muita calculera, é verdade, como foi dito, praticamente matemática e física, mais não é aquela matemática e física difíceis, dá pra levar.,

                    andrepinheiro
                    postou em Qua, 21 Nov 2007, 17:52
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

                      Comecei fazer engenharia civil, pois meus gerentes me disseram que se eu não fizesse não teria mais como subir na carreira dentro da empresa, penei bastante e nunca me imaginei fazendo projetos de estruturas, hoje sou projetista e sempre falo, "A engenharia é uma cachaça e me embriago dela todos os dias", bom minha experiencia é que me apaixonei pela engenharia e amo fazer projetos e mais ainda quando vejo que virou uma grande obra.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais