Retorno de espuma


Responder Mensagem

Retorno de espuma

Tec.Rodrigo
postou em Qua, 17 Ago 2011, 02:08
Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

    Boa noite,

    Nas manutenções que realizo em alguns empreendimentos, um caso me despertou curiosidade e dor de cabeça.
    Dois dos quatro apartamentos do primeiro pavimento tem retorno de espuma pelo ralo do chão, do tanque e do cano de escoamento de água da máquina de lavar. O condomínio tem 14 andares e todas essas saídas citadas acima são interligadas em um único cano de 75 mm dentro da prumada da área de serviço
    Tentei colocar um ralo que permite ser fechado, mas o mesmo não deu conta do volume de espuma e mesmo fechado deixa escapar um volume considerável de espuma.
    Pesquisei na internet, mas não encontrei soluções viáveis, infelizmente o antiespuma da Tigre so tem medidas de 100 e 150, tenho apenas um ralo sifonado quadrado de medida 100x53x40, com saída de um cano de 0, impossibilitando grandes mudanças.
    A prumada é maciça, concreto, dificultando ainda mais o trabalho.
    Alguém já teve algum problema parecido e encontrou alguma solução.
    Como faço para adicionar no tópico as fotos que tenho para melhor visualização do caso?

    Agradeço a ajuda de todos.

    Téc. Rodrigo
    [/img]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mp78
    postou em Ter, 03 Jan 2012, 21:47
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      Caro Rodrigo

      Estou com o mesmo problema no apartamento da minha mae. A situação é a mesma. Apartamento fica no primeiro pavimento de um predio de 18 andares.
      O retorno se da pela tubulação da máquina de lavar, pelo tanque e pelo ralo tambem.
      Pode ser algum erro de execução na caixa lá em baixo? Estando ela subdimensionada por exemplo?
      Fico imaginando, como a espuma passa do Tubo de Queda, dando retorno pela tubulação secundaria e chegando no ralo sifonado sem que a caixa la embaixo esteja cheia de espuma.
      Será que esse anti espuma resolve o caso?
      Esse tipo de problema seria de responsabilidade do condomínio visto que pode ser considerado como uma instalação defeituosa?
      Aguardo seu retorno companheiro.

      Tec.Rodrigo
      postou em Qua, 04 Jan 2012, 08:52
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

        Caro amigo,

        Creio que a situação seja um pouco mais complicada, verifiquei a caixa de passagem na qual é descartada essa espuma, independente da caixa de passagem estar com espuma ou não, ainda continua saindo muita água na tubulação.
        Tenho duas opções que podem ajudar, ou sua tubulação não tem respiro ou a curvatura do cano no final do ramal é de 90° aumentando a quantidade de espuma conforme a água com espuma bate após a queda livre de 18 andares.
        O anti espuma só funciona para retorno de pequenas proporções, o que não é o meu caso, pode colocar também para amenizar um ralo sifonado caso o seu ralo seja seco. A água que fica no fundo do sifonado ira ajudar a reter a espuma.
        Verifique n planta do apartamento (geralmente no Manual do Proprietário) se seu ralo, tanque e saída da máquina de lavar, não tem ligações entre si, devido essas ligações a água retorna por dois ou mais locais ao mesmo tempo, pois estão ligados na mesma tubulação de descarte.

        Espero ter ajudado,
        e caso tenha mais pessoas que tenham o mesmo problema e encontrou uma solução definitiva, nos ajudem.

        Grato.

        mp78
        postou em Qua, 04 Jan 2012, 10:38
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Rodrigo,

          Vamos la,

          Como o caso ocorre na cozinha/área de serviço a tubulação de queda deve ser separada da tubulação de esgoto visto que não há mau cheiro.
          Não devo ter a planta de instalação visto que o prédio tem mais de 25 anos. Meu primeiro passo será procurar os projetos no condominio mas acho que essa hipótese está descartada.
          Imaginando essa instalação penso que o correto seria os pontos da máquina de lavar e do tanque (tubulação secundaria) jogando num ralo sifonado. Do ralo sifonado sai uma tubulalção primária conectada no tubo de queda. Nessa tubulação primaria do ralo ao TQ deve haver a tubulaçao de ventilação que será interligada obviamente na coluna de ventilaçao.
          Meu pensamento esta correto? Caso no apartamento a instalação feita não esteja dessa forma pode ser a causa do problema?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Tec.Rodrigo
          postou em Qua, 04 Jan 2012, 10:54
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

            Sim, pode ser a causa do problema, uma falta de tubo de ventilação.
            Mas, esse problema surgiu recentemente? Se caso esse problema for recente, pelo fato do prédio já ter 25 anos, é melhor verificar se a tubulação nas está obstruída, suja ou até entupida.

            mp78
            postou em Qua, 04 Jan 2012, 11:05
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

              Não é recente não acontece desde que minha mãe comprou o ap, só que agora a limite de tolerancia dela se esgotou e quer resolver essa bronca.
              Entupimento também creio que nao seja pois numa das ocorrencias o condominio chamou o roto-router e a caixa la no terreo estava vazia.
              Enfim, vou verificar o que está acontecendo e volto a dar noticias.
              Minha questão agora é somente uma, caso seja vicio construtivo ou erro de execução quem paga o pato, o proprietário ou o condominio?
              Saberia me dizer?

              Tec.Rodrigo
              postou em Qua, 04 Jan 2012, 11:21
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

                Vou te passar o meu ponto de vista, me perdoem se caso colocar algum absurdo.

                A construtora/incorporadora tem que dar cinco anos de garantia sobre o empreendimento e vários vícios ocultos que aparecem após o habite-se, após isso a obrigação de danos nesse caso de tubulação hidráulica fica a cargo do proprietário, se caso for um problema que esteja afetando outras unidades, seria melhor juntar todos para que fique mais barato.
                O condomínio só paga em conjunto se esse problema estiver na área comum, e seja de livre utilização de todos os condôminos.

                Espero ter ajudado.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Bruno_c3z4r
                postou em Ter, 07 Fev 2012, 13:25
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 15

                  Ola Tec.Rodrigo,

                  Isso acontece devido a execução do projeto hidraulico, o caso é o seguinte a espuma gerada por tanques/maquinas de lavar roupa, formam uma coluna de espura na tubulação, ela tem maior dificuldade de escoamento levando um tempo maior, e como o projeto hidraulico foi mal executado isso ocorre.

                  O correto seria, em predios que tem muitos pavimentos os 3 ultimos pavimentos terem um Tubo de queda de esgoto espumoso separado para que isso não ocorra.

                  Ou tambem pode ser por que a maquina de lavar e o tanque estão ligados na caixa sifonada, isso não pode acontecer de forma alguma justamente por causa da espuma.

                  Ou seja de uma forma ou de outra o projeto de hidraulica foi executado errado.

                  Pode verificar com os outros moradores do primeiro andar, provavelmente eles tem o mesmo problema, o unico jeito é refazer toda hidraulica dos pavimentos baixos separando dos outros pavimentos, por que essa espuma que volta no seu ralo pode nem ser do seu andar, mais sim dos andares de cima, devido a negligencia do projetista.

                  É esse ralo ante-refluxo da tigre não resolve, ele tem uma vazão reduzida e devido ao problema ele ainda vai dar retono.

                  _________________
                  Att,

                  Bruno Cezar
                  Cel: 98956-1756 (vivo)
                  e-mail: bruno_c3z4r@hotmail.com
                  e-mail: bruno_cezar_@hotmail.com

                  Tec.Rodrigo
                  postou em Ter, 07 Fev 2012, 13:34
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

                    Boa tarde Bruno,

                    Realmente o projeto hidráulico está mal executado, conseguimos chegar a solução do problema aumentando a dimensão do cano e a queda dos canos.
                    Mudamos o local do "Y" que estava no final da prumada unindo a prumada do ralo da cozinha com a prumada da máquina de lavar e do tanque, isso também ajudou.
                    Isso resolveu o problema do retorno de espuma.
                    Muito obrigado por sua atenção.

                    Att,

                    Tec. Rodrigo

                    Retorno de espuma

                    IsaacdeCristo
                    postou em Qua, 08 Fev 2012, 10:47
                    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                      Caro Rodrigo,

                      Simples e direta, a prumada está subdimensionada. Para postar imagens, estas devem estar hospedadas em algum site, então coloque a tag [img]URL[/img].

                      Obs: URL é o endereço completo da imagem (http://www....).

                      _________________
                      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Instalações Prediais