O predio que desabou..... O retorno


Responder Mensagem

O predio que desabou..... O retorno

MeketrefiS
postou em Dom, 30 Jan 2011, 10:10
Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

    Mais uma ves presenciamos a ganancia de certas construturas aproveitando o flamigerado BOOM imobiliario e a Inocuo poder dos CREAS atingir situações catastroficas. Na minha leiga opinião, que trabalho com calculos estruturais diversos a mais de 20 anos, sempre fazendo calculos na "unha", mesmo depois dos resultados de Softwar's de Calculos, existem muitos engenheiros novatos sem conhecimento algum ( mesmo sem conclusão do curso )sendo contratados por construtoras, para assumir a responsabilidade das obras. É um absurdo!!. Alem de não existir Limite para altura ( nem largura ) destes verdadeiros "Salsichões", que tomam conta dos horizontes nas grandes capitais. Deveriam haver limites tanto de altura, quanto de largura e principalmente distanciamento entre construções. Tá na cara que foi falta de resistencia dos pilares, pois relatos dizem que o predio "Implodiu", alem de ter a ação de ventos fortes durante o desabamento (??), será que esqueceram de prever estes ventos fortes que a uma altura de quase 100 m que podem chegar a rajadas de quase 150 km/h ( ~110 kgf/m2)??? o calculista deveria assistir as aulas de dinamica que ele provavelmente faltou.
    Abraços e comentem....o negocio é serio..

    Mensagem do moderador: O título da mensagem foi editado por estar escrito em letras maiúsculas. Por favor leia as regras antes de postar ou responder aos tópicos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    O predio que desabou, quem tem culpa? O Crea também?

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 30 Jan 2011, 12:40
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caros amigos,

      Não quero acusar injustamente, prefiro não comentar ainda, até que se mostre a verdadeira causa do desabamento, afinal, problemas como este podem estar relacionados ao projeto, à execução ou a ambos. Então vou esperar o resultado das perícias e então fazer comentários mais fundamentados.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:12, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Fabiano
      postou em Dom, 30 Jan 2011, 13:00
      Moderador Global | Mensagens: 387

        Pra desabar da forma como ocorreu, sem que a estrutura desse sinais antecipados, indica que o erro ali foi grotesco. Vamos ver o que a perícia indica, muito embora já desconfie de erro no projeto.

        MeketrefiS
        postou em Dom, 30 Jan 2011, 14:04
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

          Foram publicadas no UOL as primeiras imagens do desabamento, que coisa feia e monstruosa..não querendo dirimir a responsabilidade de ninguem mas dá pra ver nitidamente que não existem continuações de armações nos pilares, que se romperam juntamente com as vigas. Percebe-se tambem que os estribos dos pilares não adentram nas vigas e nem tampouco as conhecidas armações de engastamento. Tá parecendo aqueles bloquinhos de construção que brincavamos quando crianças (é aqueles mesmos que incentivaram muitos a seguirem na engenharia civil ) a gente empilhava uns sobre os outros e no final empurrava encima e eles desabavam sobre si mesmo....igualzinho as fotos, agora cole os bloquinhos com super bonder e depois tente empurra-los..ele cabota mas não cai....é a similaridade com os engastamentos....vai dar uma "Big Shit" pra muitos.....se naõ engavetarem é logico.

          _________________
          mhfranhan@uol.com.br
          (11) 9320.5399

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Fabiano
          postou em Dom, 30 Jan 2011, 20:07
          Moderador Global | Mensagens: 387

            Pelas fotos achei vigas e pilares muito esguios para um prédio de 30 e poucos pavimentos.

            Por esta foto também nota-se falha nas condições de engastamento da viga.

            (http://img225.imageshack.us/i/image2bqb.jpg/)

            Também estou sentindo falta de aço no que sobrou da estrutura.

            abnermartins
            postou em Sex, 04 Fev 2011, 10:00
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

              Tive a oportunidade de ver este prédio ainda de pé, e realmente e esbeltez impressiona, principalmente pelo número de pavimentos, era de fato um prédio muito alto, e muito esbelto. Uma tragédia, o engenheiro tinha 1 ano de formado e era filho do dono da construtora, não sei se isto influi em algo já que não sabemos ainda a causa do acidente.


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Construção civil, discussões gerais