Prezados, por gentileza quem aqui já passou pela experiência de construir um prédio em alvenaria estrutural utilizando blocos mistos “concreto e Cerâmica”?
Não encontrei norma, literatura ou se quer experiências anteriores que indicam a possibilidade de ser tecnicamente viável a construção de um prédio com bloco cerâmico da família 29, e no decorrer da construção faltar por ex; o bloco 44x14x19 e o mesmo ser substituído por bloco de concreto, ou seja, criando-se blocos de materiais diferentes na mesma fiada.
Apesar de serem materiais diferentes e com dilatações térmicas diferentes a algumas calculistas que determinam a não utilização deste método alegando deformações na parede, todavia não provam nem teoricamente tão pouco na pratica.
Gostaria de saber se alguém poderia esclarecer tecnicamente, o porquê de não ser usual ou normal a implantação de blocos de concreto e cerâmico, ambos com função estrutural para serem usados ao mesmo tempo em um prédio?
OBS: Apesar de muita gente usar tanto a calha cerâmica quanto a de concreto para qualquer fim, por ser um elemento que agi como viga, pois é transpassado barras de aço e graute na construção de vergas, contra vergas e cinta de apoio das lajes.