Dreno | Opinião!


Responder Mensagem

Dreno | Opinião!

Ampliato
postou em Dom, 04 Set 2011, 19:49
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Caros, boa noite!

    Só quero a opinião dos foristas sobre um dreno que pretendo fazer, se puderem, vejam o arquivo abaixo, e comentem, por gentileza.

    http://www.4shared.com/document/OaF42Hrs/Dreno_-_Terreno.html

    Grato,
    Eduardo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sérgio Guimarães
    postou em Qua, 07 Set 2011, 19:29
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

      Caro Eduardo,

      Qual a destinação do terreno, no qual pretende construir o dreno? Qual a natureza do terreno (argiloso, siltoso, arenoso)? Você tem dados sobre a profundidade do lençol freático? O terreno é plano? Caso não seja, qual a declividade e em qual sentido? Ele está localizado no pé de encosta de morro? Observei que você já tem um esboço do traçado em planta, você teria também a seção, profundidade, e os materiais que pretende utilizar no dreno?

      Se puder encaminhar mais algumas informações, fica mais fácil comentar.

      Sds,
      Sérgio Guimarães

      Ampliato
      postou em Qua, 07 Set 2011, 20:48
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Caro Sérgio, antes de mais nada, obrigado!

        Meu terreno, mede 12,0m (frente) X 40,0m (fundo)

        Sérgio Guimarães escreveu:Qual a destinação do terreno, no qual pretende construir o dreno?
        R: Pretendo construir uma casa térrea de 120m², mas com estrutura para um possível sobrado (isso, talvez, no futuro!)

        Sérgio Guimarães escreveu:Qual a natureza do terreno (argiloso, siltoso, arenoso)?
        R: Argiloso

        Sérgio Guimarães escreveu:Você tem dados sobre a profundidade do lençol freático?
        R: Não, mas o maior problema não é a água que emerge, mas sim a que submerge. Acontece que meu terreno fica na parte mais baixo do bairro, e água parece-me que brota das laterais de barrancos, como águas de chuvas que infiltram das partes mais altas do bairro.

        Sérgio Guimarães escreveu:O terreno é plano?
        R: Sim, foi aplainado com a distribuição da terra no próprio terreno, onde puxei a terra do fundo e distribui pelo terreno. Ele ficou cerca de 1,7m mais alto que o nível da rua, mas de forma plana.

        Sérgio Guimarães escreveu:Ele está localizado no pé de encosta de morro?
        R: Como já disse, sim, mas essa encosta mede aproximadamente 2,0m, somente.

        Sérgio Guimarães escreveu:Observei que você já tem um esboço do traçado em planta, você teria também a seção, profundidade, e os materiais que pretende utilizar no dreno?
        R: O esboço do projeto do dreno é esse arquivo: http://www.4shared.com/document/OaF42Hrs/Dreno_-_Terreno.html (http://www.4shared.com/document/OaF42Hrs/Dreno_-_Terreno.html)

        Sérgio, se olhar o esboço verá que já desenhei e planejei o material. No que puder me ajudar, ficarei grato. Se ver que meu esboço é correto ou próximo disso, basta-me dizer, que já me ajudará de grande forma. Preciso apenas ter certeza do que vou fazer, porque já tive uma experiência negativa com um dreno mau feito.

        Grato.

        Sérgio Guimarães
        postou em Seg, 12 Set 2011, 21:16
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

          Caro Eduardo,

          Não consegui ampliar a imagem do seu esboço, e por isso não vi detalhes. De qualquer maneira, ai vão algumas informações genéricas que talvez possam te ajudar:

          Vi que você pensou em um dreno longitudinal principal com drenos laterais em forma de espinha de peixe. O formato é conveniente, não sei se o espaçamento entre os drenos laterais serão suficientes, pois vai depender da velocidade de percolação da água. Como você comentou, o terreno tem carcterística argilosa, e em razão disso a percolação deve ser lenta. Um caso a se pensar, é se realmente é necessário construir os drenos em todo o terreno, talvez seja melhor concentra-los no local onde será construída a casa. Se o terreno naturalmente for muito encharcado", uma outra alternativa para a construção de sua casa seria construí-la com piso elevado (uma laje sem contato com o solo). Resta ver se compensa ter esse custo adicional.

          De qualquer maneira sugiro que procure um profissional da sua região, e contrate um pacote completo, que contemple a solução para a presença da água, se necessário, e o projeto de sua casa, inclusive com a possível ampliação do segundo pavimento, pois nessa condição as fundações e estrutura já estarão preparadas, e não precisarão de reforço futuramente.

          Espero ter ajudado,
          Sérgio Guimarães

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Ampliato
          postou em Seg, 12 Set 2011, 21:51
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Caro Sérgio Guimarães, sim, ajudou muito!

            Acho que não é o caso de laje, é possível caminhar normalmente sobre o terreno... somente no fundo dele que não, mas eu sei de onde vem a água. Acho que se eu direcionar essa fonte para o dreno, resolvo a maior parte do meu problema.

            Outra coisa que pensei, é: Quando eu criar as valas, após colocar o cano e as britas, vou tampá-las com areia, que facilitará a submersão da água.

            Mais uma vez, agradeço a ajuda. Legal


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais