Fundação em terreno arenoso e umido.


Responder Mensagem

Fundação em terreno arenoso e umido.

ericacivil
postou em Ter, 25 Out 2011, 01:14
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Gostaria muito da ajuda de vcs. Sou eng civil mas nao tenho experiencia com fundações e ocorreu o seguinte:

    Um amigo esta construindo um sobrado simples com apenas 87m² e o terreno da cidade é bastante rochoso, entao foram fazer a escavação para a fundação e misteriosamente apareceu um solo arenoso de cor escura e a aproximadamente 2,30m surgiu agua que tambem nao se esperava, pois o vizinho foi escavar um poço e so encontrou a 50 m de profundidade. Ao lado do referido terreno existem outros dois sobrados antigos ( 30 anos aproximadamente ) que foram contruidos com fundaçao em alicerces com pedra cascalho es foi escavado 1 m apenas e ate hoje estao em pe.

    Como a area é pequena e trata-se de uma regiao denominada brejo do interior da paraiba, nao foi feita sondagen de reconhecimento do solo.

    Alguem poderia me dar uma dica de que tipo de fundação eu poderia utilizar?


    _________________
    Somos quem pensamos ser.

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fundação em terreno arenoso e umido

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 25 Out 2011, 10:35
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Cara Erica,

      É complicado e inseguro opinar sem conhecer a obra, o solo, o entrono, o histórico, etc... Para a situação apresentada o melhor a fazer é contratar um estruturalista para ir até o local e adotar a melhor e mais segura solução.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais