dimensionamento de elementos estruturais


Responder Mensagem

dimensionamento de elementos estruturais

lcbesson
postou em Qua, 11 Jan 2006, 17:28
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá Caros colegas,

    Sou engenheiro récem formado, e estou calculando a esturuta de um sobrado. Gostaria de destacar uma viga de 7,8 metros de vão luz.
    A área de aço de calculo é muito exagerada em relação aquela que o construtor estar acostumado a usar. Andei visitando algumas obras em construção e encontrei uma situação parecida com o meu caso e fiz o calculo daquela viga para comparar com a prática. Fiquei supreso, porque o pedreiro sem conceito algum, me falando asneiras, utilizou 45% do aço de cálculo e por incrível que pareça a viga não cedeu um centimento num vão de 7,7 metros. Estou em parafuso, porque se começar trabalhando assim, com esse exagero de aço devido ao calculo da norma, vou me queimar logo no começo da minha carreira, porque os pedreiros fazer com mais economia e dá certo, isso falando-se de construções pequenos como um sobrado. Alguém poderia me dar uma luz, ou um conforto.

    Obrigado,


    _________________
    Luis Carlos, Eng° Civil

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    arpass
    postou em Seg, 16 Jan 2006, 07:32
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

      A RESPONSABILIDADE NO FINAL, SERÁ SUA OU DO PEDREIRO?

      Dimensionamento de Elementos Estruturais

      sebasilva
      postou em Qua, 18 Jan 2006, 14:32
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Prezado,
        Este tipo de questionamento é mais do que aceitável para quem está começando. Realmente você notará que muitas estruturas ficam em pé apesar de utilizarem menos material que o obtido nos cálculos exigidos por norma. Se você olhar numa favela, sem preconceito, e até mesmo na área urbanizada verá que as construções estão em pé e não aparentam estar com problemas de estabilidade. Porém a norma brasileira e todas as normas pelo mundo não são feitas por pedreiros e nem na base da 'achologia'. Se surgir este questionamento de gasto excessivo de material por parte do seu cliente, responda que esta é a única forma de garantir a qualidade da obra, a sua segurança e a sua durabilidade, além é claro da sua legalidade, pois quem está colocando a responsabilidade na obra é você e duvido que se ele tiver algum problema como deformações, inflintrações, rachaduras, etc o pedreiro se responsabilize. Não devemos, como engenheiros, que somos sobretudo pessoas práticas, desconsiderar experiências anteriores e práticas regionais, mas não sem antes analisá-las sob a luz da ciência e das exigências devidas à qualidade, ao prazo, ao custo e às leis. Nós não sabemos tudo, é verdade, mas algumas coisas foram estudadas e ensaiadas à exaustão por pessoas com muito mais experiência que nós e por diversos engenheiro em diversos locais do mundo. Isso já muito maior que o "chute" dado pelo pedreiro que fez uma viga de concreto de 7,80m de vão não cair. Procure ver se seus critérios de carregamento não foram conservadores demais e estude bem a norma para ver se você pode usar algum recurso adicional. No mais, confie em você e no 5 anos de estudo aos quais você se dedicou.
        Boa sorte.

        _________________
        Sebastião Silva da Silveira
        Engenheiro Civil

        consistência do concreto para brocas de fundações

        jussier
        postou em Sex, 21 Abr 2006, 12:52
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          olá, colegas, tenho uma dúvida urgente. não sei qual o "slump test" adequado ao concreto a ser aplicado na execução de uma broca de fundação. não estou conseguindo encontrar essa informação nos livros didáticos. se bem mem lembro um slump normal para concretos varia em torno de 8cm de abatimento + ou - 2cm. porém para execução de brocas o concreto deve ser mais fluido, então não sei quanto mais fluido poderia ser sem encarecer muito para manter a mesma resistência característica. se alguém tiver alguma informação, por favor me ajude. Question

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: dimensionamento de elementos estruturais

          walber valente gomes
          postou em Seg, 24 Abr 2006, 13:21
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            lcbesson escreveu:Olá Caros colegas,

            Sou engenheiro récem formado, e estou calculando a esturuta de um sobrado. Gostaria de destacar uma viga de 7,8 metros de vão luz.
            A área de aço de calculo é muito exagerada em relação aquela que o construtor estar acostumado a usar. Andei visitando algumas obras em construção e encontrei uma situação parecida com o meu caso e fiz o calculo daquela viga para comparar com a prática. Fiquei supreso, porque o pedreiro sem conceito algum, me falando asneiras, utilizou 45% do aço de cálculo e por incrível que pareça a viga não cedeu um centimento num vão de 7,7 metros. Estou em parafuso, porque se começar trabalhando assim, com esse exagero de aço devido ao calculo da norma, vou me queimar logo no começo da minha carreira, porque os pedreiros fazer com mais economia e dá certo, isso falando-se de construções pequenos como um sobrado. Alguém poderia me dar uma luz, ou um conforto.

            Obrigado,


            caro amigo , é frequente as dúvidas no começo de carreira, principalmente pra nós q queremos ser um tanto calculista.....
            Não se desespere, se você levou em considerãção todos os requisitos da nbr, como cargas, fck, flexa máxima, não tem pq fikar comedo, basta você confiar no q você estudou..É necessário levar em consideração se a viga já está em seu total uso, pois diminuindo a seção de aço para um mesmo concreto, e para um mesmo carregamento, ela fica mais comprometida, tendo como efeito sobre ela ações de longa duração q com o tempo podem causar problemas em função dessa menor área de aço.
            è necessário ver se seu método de calculo estar correto.....você calculou na mão? ou foi em algum programa?

            Me mande as dimensões (bxh), carregamento(concentrado e/ou distribuido) condições de apoio(simples e/ou engastado), e qual foi seu método de cálculo usado....vou encarar esse desafio com você

            Lembre-se você é o líder e tudo vem pra cima de você..

            Valeu

            Dimensionamento de concreto armado e prática dos pedreiros

            Luciano Secundo
            postou em Qua, 11 Jul 2007, 09:41
            Visitante

              Caro colega, estou numa situação semelhante. Também sou novo. Aliás, peço ajuda, a quem ler esta resposta, numa questão ainda mais abrangente: calculando um sobrado inteiro, percebi resistência por parte dos pedreiros, que armam vigas, sobre as paredes, com 4 ferros de 8mm, sem princípio nenhum. As paredes inferiores acabam suportando o que as vigas deixam de desempenhar. A questão é: para sobrados, o cálculo das vigas, quando estas estão sobre as paredes inferiores, pode sofrer alguma redução, por conta da "ajuda que a alvenaria pode dar"? É incrível com as alvenarias não estruturais são utilizadas para colaborar como estrutura aqui em minha região. Ajudem, por favor...

              Re: Dimensionamento de concreto armado e prática dos pedreir

              marcosfreire
              postou em Sáb, 29 Set 2007, 11:34
              Usuário Novato | Mensagens: 1

                Luciano Secundo escreveu:Caro colega, estou numa situação semelhante. Também sou novo. Aliás, peço ajuda, a quem ler esta resposta, numa questão ainda mais abrangente: calculando um sobrado inteiro, percebi resistência por parte dos pedreiros, que armam vigas, sobre as paredes, com 4 ferros de 8mm, sem princípio nenhum. As paredes inferiores acabam suportando o que as vigas deixam de desempenhar. A questão é: para sobrados, o cálculo das vigas, quando estas estão sobre as paredes inferiores, pode sofrer alguma redução, por conta da "ajuda que a alvenaria pode dar"? É incrível com as alvenarias não estruturais são utilizadas para colaborar como estrutura aqui em minha região. Ajudem, por favor...

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Henardt
                postou em Sáb, 29 Set 2007, 17:10
                Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

                  Estou com o walber valente gomes nessa...

                  Henardt
                  postou em Qua, 16 Jan 2008, 15:08
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

                    Wilson poderia me ensinar algumas coisas sobre efeitos de segunda ordem? Ñ aprendi muito sobre essa questão, e nosso professor fez um comentário "fujam do efeito de 2° ordem".

                    Visitante
                    postou em Qui, 17 Jan 2008, 11:00

                      Existem muitos problemas em edificações residenciais, a maioria das casas são feitas por pedreiros e construtores que tem a sua experiência baseada em eventos anteriores. Evidente que as casas não entram em ruína sobre seus ocupantes, isso na maioria das vezes, mas todas elas tem sérios problemas estruturais o que causa um desgaste muito maior, vazamentos, rachaduras, deformações excessivas. Uma estrutura bem feita dura cerca de 50 anos sem esses problemas. Outras vezes voce se depara com uma estrutura superdimensionada, que custará mais caro.
                      Em meo trabalho atual lido constantemente com os dois casos, construções feitas por pedreiros e feitas por engenheiros, todas elas estão de pé a mais de 20 anos, mas as que foram feitas com os critérios de norma tem um desempenho ao longo do tempo bem melhor, elas custam bem menos em termos de conservação e manutenção.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural