lcbesson escreveu:Olá Caros colegas,
Sou engenheiro récem formado, e estou calculando a esturuta de um sobrado. Gostaria de destacar uma viga de 7,8 metros de vão luz.
A área de aço de calculo é muito exagerada em relação aquela que o construtor estar acostumado a usar. Andei visitando algumas obras em construção e encontrei uma situação parecida com o meu caso e fiz o calculo daquela viga para comparar com a prática. Fiquei supreso, porque o pedreiro sem conceito algum, me falando asneiras, utilizou 45% do aço de cálculo e por incrível que pareça a viga não cedeu um centimento num vão de 7,7 metros. Estou em parafuso, porque se começar trabalhando assim, com esse exagero de aço devido ao calculo da norma, vou me queimar logo no começo da minha carreira, porque os pedreiros fazer com mais economia e dá certo, isso falando-se de construções pequenos como um sobrado. Alguém poderia me dar uma luz, ou um conforto.
Obrigado,
caro amigo , é frequente as dúvidas no começo de carreira, principalmente pra nós q queremos ser um tanto calculista.....
Não se desespere, se você levou em considerãção todos os requisitos da nbr, como cargas, fck, flexa máxima, não tem pq fikar comedo, basta você confiar no q você estudou..É necessário levar em consideração se a viga já está em seu total uso, pois diminuindo a seção de aço para um mesmo concreto, e para um mesmo carregamento, ela fica mais comprometida, tendo como efeito sobre ela ações de longa duração q com o tempo podem causar problemas em função dessa menor área de aço.
è necessário ver se seu método de calculo estar correto.....você calculou na mão? ou foi em algum programa?
Me mande as dimensões (bxh), carregamento(concentrado e/ou distribuido) condições de apoio(simples e/ou engastado), e qual foi seu método de cálculo usado....vou encarar esse desafio com você
Lembre-se você é o líder e tudo vem pra cima de você..
Valeu