ajuda sobre vigas/colunas e tijolos p sobrado


Responder Mensagem

ajuda sobre vigas/colunas e tijolos p sobrado

paulo p
postou em Qua, 11 Jan 2012, 13:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

    olá, gostaria que alguem me desse uma ajuda sobre o tipo de tijolo e espessuras das colunas e vigas para construção de um sobrado q vou construir. Meu engenheiro disse que posso usar os blocos de 9 furos, 14/11,5 cm onde seria colocado na posição deitado..dando uma parede de 14 cm, terminada de +- 17 ou 18 cm. as colunas e vigas seria de 14 cm. Meu pedreiro quer fazer de tijolo com blocos de 19 cm...segundo ele fica mais resistente e as colunas e vigas serão de 19 cm...só que acabado teria cerca de 24 cm+-( segundo o engenheiro muito grosso). Na minha região o pessoal usa muito tijolos de 19, mas não quero fazer algo que não seja necessario e venha a aumentar o custo da obra.Não sei oque fazer...alguem me ajuda???? obrigado. O sobrado tera 278 metros..parte superior..sala de tv, 2 suites e closet, a sala inferior tera pé direito alto. terreno é saibro ..mas resistente. borcas de 4 metros e sapata de 40/25.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Qui, 12 Jan 2012, 08:28
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Caro Paulo,

      Se houver um projeto estrutural feito pelo engenheiro de sua obra, esse deve ser seguido, discuta com seu engenheiro a melhor opção, pois ele tem o conhecimento teórico e técnico no que se refere a construção, já o pedreiro usa na maioria das vezes a experiência em obras já executadas por eles, acredito que um projeto de estrutura feito por engenheiro devidamente habilitado, venha constituir uma significativa economia em sua obra.


      Atenciosamente:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      MeketrefiS
      postou em Qui, 26 Jan 2012, 21:02
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        Para paredes externas prefira a largura de 19,0 cm pois são mais isolantes e possuem maior resistencia, as vigas sobre estas paredes acompanham a largura de 19,0 cm. Para paredes internas podem ser de 14,0 ou mesmo de 10,0 onde não houver cargas ou tubulações. Sempre que possivel, nos cantos e cruzamentos de paredes faça pilares para melhor distribuição das cargas. Uma modulação boa é pilares não distantes mais de 4,0 m. Em todo o perimentro da obra, nas paredes de fechamento, antes das lajes, faça vigas de travamento com os pilares transpassando para o andar de cima em pelo menos 80 x o diamentro das armaduras. Tente não usar pilares no meio das vigas e nem paredes no meio das lajes, se não houver alternativas, melhor solicitar os devidos reforços ao fabricante das lajes.Se voce fizer paredes sobre paredes as vigas ficarão mais leves, mas lembre sempre que feito isso, não poderão ser no futuro demolidas, Eu costumo calcular uma obra considerando sempre as paredes somente como fechamento, não suportando cargas, ficam umpouco mais caro a opbra, mas se necessário, as paredes poderão ser demolidas no fututo sem colapso da estrutura...

        _________________
        mhfranhan@uol.com.br
        (11) 9320.5399


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural