parede que apoia sobre laje
- edmarferreirajr
- postou em Dom, 15 Jan 2012, 21:52
- Usuário Nível 3 | Mensagens: 107
Caro Roberto,
Não quero faltar com o respeito para com o seu pedreiro, mas pedreiro, quando bom, apenas executa bem o seu trabalho, que certamente não diz respeito à dimensionamento de qualquer estrutura que seja. Por isso mesmo, antes de tomar qualquer iniciativa de planejamento e construção, procure uma consultoria de um projetista de estruturas (o popular calculista) e tenha uma opinião segura. Não economize a esse respeito, pois o prejuízo pode ser bem maior.
Quero deixar algumas observações para esclarecimento a respeito de questões técnicas, mas lhe imploro que não as tome como ponto de partida para suas decisões. Insisto: consulte o projetista de estruturas.
Estudando as informações que você disponibiliza, observo que sua laje não possui geometria favorável para ser armado em uma única direção. Deduzo, portanto, se tratar de uma laje do tipo pre laje (com vigotas ou painel treliçado). É isso mesmo? Nesse caso, nos informamos com o fabricante da laje sobre a sobrecarga permitida. Ainda que a sobrecarga permita a construção de uma parede, optamos por um material leve, tal como o concreto celular autoclavado com densidade aproximada de 600 Kgf/m³ ou que seria ainda melhor uma parede seca (dry wall). Um detalhe importante é não construirmos a nova parede no sentido longitudinal de trabalho da laje (no sentido da vigota, para ser mais claro), pois as deformações ficam muito evidentes. Os furos podem ser executados em qualquer lugar da laje desde que sobre o material inerte (os blocos cerâmicos, EPS, etc.) e sem atingir qualquer vigota ou armadura armadura. Também é importante manter indenpendência entre a nova cobertura e a parede que será construída. Cobertura só deve ser apoiada sobre paredes se elas forem estruturais.
_________________
Edmar
arquiteto e urbanista
“Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
Herculano Pires