Perguntas da Atuação Profissional


Responder Mensagem

Perguntas da Atuação Profissional

bernardobaldissera
postou em Qua, 28 Mar 2012, 19:16
Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

    Olá! Tenho um trabalho de faculdade, no qual eu preciso entrevistar um engenheiro civil e um arquiteto. São apenas algumas perguntas. Seria muito importante se alguém de vocês que trabalhe em uma dessas duas áreas pudesse responder. Fico no aguardo!

    O questionário:
    1. Qual é a sua profissão?
    2. Há quanto tempo você está formado?
    3. Como foi a escolha pela profissão?
    4. Em qual universidade se formou?
    5. Possui pós-graduação? Qual?
    6. Comente sua trajetória acadêmica.
    7. Como foi o início da carreira?
    8. Quais atividades você atualmente exerce?
    9. Quais foram as principais dificuldades?
    10. A sua profissão mudou muito nos últimos anos?
    11. Há discriminação ou valorização na obtenção de emprego?

    Muito obrigado a quem puder responder! Very Happy


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Qui, 29 Mar 2012, 00:58
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Bernardo,
      Espero que possa lhe ajudar.

      1. Qual é a sua profissão?
      Arquiteto e urbanista.

      2. Há quanto tempo você está formado?
      7 anos.

      3. Como foi a escolha pela profissão?
      Foi a partir do documentário “Arquitetura Moderna” exibido em 5 episódios na TV Cultura SP em 1989 (tinha 17 anos). Concluí que era aquilo que queria fazer da minha vida. Mesmo assim, só fui estudar arquitetura formalmente 10 anos depois, pois fiz outra faculdade (Belas Artes) antes.

      4. Em qual universidade se formou?
      Universidade Federal de Minas Gerais.

      5. Possui pós-graduação? Qual?
      Faço uma especialização em Artes Visuais no momento.

      6. Comente sua trajetória acadêmica.
      Após a graduação, me envolvi com pesquisa universitária e iniciei um curso de Mestrado em Arquitetura na mesma universidade, mas perdi completamente o interesse pelos estudos e abandonei o programa pouco antes da defesa da dissertação. Fui também professor de projeto de arquitetura e urbanismo por 3 anos.

      7. Como foi o início da carreira?
      Comecei como desenhista em um escritório de engenharia em uma Instituição Federal de Ensino muitos anos antes da faculdade de arquitetura e por isso já estava envolvido em projetos de média a grande complexidade antes mesmo de me formar. Formado, trabalhei como arquiteto de desenvolvimento para outros arquitetos em projetos grandes e complexos, o que considero ter sido a minha verdadeira formação.

      8. Quais atividades você atualmente exerce?
      Projetos e fiscalização de obras para a implantação de um Campus Universitário (área edificada aproximada de 15.000 m²) na Cidade de Timóteo, MG.

      9. Quais foram as principais dificuldades?
      Me acostumar com os prazos, custos, burocracia e a qualidade da mão de obra típicos das obras públicas licitadas. Uma outra dificuldade foi o trabalho em equipe com outros arquitetos, quase sempre improdutivo, marcado por reuniões intermináveis e discussões inúteis – Só acredito em uma equipe se ela for constituída de “1” arquiteto e engenheiros (quantos forem necessários).

      10. A sua profissão mudou muito nos últimos anos?
      Não. O arquiteto tem muita dificuldade em se ver e se assumir como um prestador de serviços. Prefere se ver como artista e desse modo continua o mesmo desde a reinvenção da profissão nos moldes do renascimento italiano no século XV. Acreditávamos que o computador mudaria a profissão, mas a verdade é que até mesmo nesse aspecto a profissão de engenheiro civil mudou muito mais do que a nossa. O BIM (Building information modeling) trará algumas mudanças no processo de produção, mas em essência a profissão continuará sendo a mesmo por muito tempo.

      11. Há discriminação ou valorização na obtenção de emprego?
      Não há empregos como no caso da engenharia civil porque via de regra o arquiteto é empresário, mas o que ocorre é sempre valorização. Estamos na moda e temos um prestígio cultural que vai além de nossa percepção. Para dar um pequeno exemplo, se você consultou o Google na terça-feira 27/03 deve ter notado a ilustração de um edifício na tela inicial. Era a comemoração da data de aniversário do arquiteto alemão Mies Van der Rohe (falecido há 43 anos) que foi o responsável pela linguagem do arranha céu de aço e vidro norte-americano. No Brasil, a Copa do Mundo e as Olimpíadas também irão elevar em muito o nome da profissão. Foi o que que ocorreu na Espanha com os jogos de Barcelona. É inevitável.


      Editado pela última vez por edmarferreirajr em Qui, 05 Jul 2012, 17:35, num total de 1 vez
      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires

      bernardobaldissera
      postou em Qui, 29 Mar 2012, 07:49
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

        Muito obrigado mesmo Edmar! Vai ser muito importante para mim.
        É muito válida ouvir a experiência de alguém que trabalha na área, fora da universidade.

        bernardobaldissera
        postou em Qui, 29 Mar 2012, 07:55
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Bom, agora precisaria das respostas de um engenheiro civil.
          Valeu!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          bernardobaldissera
          postou em Dom, 01 Abr 2012, 18:57
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

            Desculpe estar sendo meio chato, mas se algum engenheiro puder responder algumas dessas perguntas.
            Eu to precisando pra semana que vem.

            Muito obrigado!

            bernardobaldissera
            postou em Ter, 03 Abr 2012, 20:52
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

              Ninguém pessoal? Algumas perguntinhas apenas!


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Construção civil, discussões gerais