Prédio de 3 andares e 6 apartamentos (1 andar eh garagem)


Responder Mensagem

Prédio de 3 andares e 6 apartamentos (1 andar eh garagem)

rljoia
postou em Qua, 09 Mai 2012, 18:31
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá, tenho um terreno de 15X20 e estou querendo cronstruir um edifício residencial. Minha ideia é:

    1 andar: garagem
    2 andar: 1 ap de 2 quartos de frente e 2 aps de 1 quarto atras
    3 andar: 1 ap de 2 quartos de frente e 2 aps de 1 quarto atras

    O objetivo é ocupar todo o terreno com a construção. O terreno está localizado em São João de Meriti/RJ. Ainda estou pensando se vale a pena colocar elevador e deixar a estrutura do prédio pronta para receber elevador e ter mais andares.

    Quanto vocês acham que eu gasto nesta obra? Minha ideia é algo em torno de R$300.000,00 (um chute).

    O acabamento será médio para baixo, com a ideia de alugar todos os apartamentos posteriormente.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Qua, 09 Mai 2012, 21:11
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Boa noite,

      Sem pelo menos um estudo da arquitetura é quase impossível te passar mesmo uma estimativa. Mas vamos lá:

      Estimativa de área total construída da obra:
      =15x20 + 12x12(x2) + 12x12 (cobertura) = 732 m2 (bem por alto).

      Daí é só pegar o preço médio por metro quadrado na sua região para o padrão que quer. Acredito que, exceto se a logística da empresa for muito boa, o custo total final da sua obra saia quase o dobro do que pensou.

      Se não for do ramo da construção civil uma ótima opção nesses casos seria trabalhar com uma troca de áreas. Um terreno desses deve comportar até 20 apartamentos (se o arquiteto for bom e conseguir vagas de garagem para todos, mesmo precisando de um subsolo e/ou intermediário). Dependendo da negociação com a construtora pode conseguir 1 ou 2 apartamentos. Acredito que é melhor do que se arriscar a construir um prédio de alto custo pra quem não é do ramo e lucro relativamente baixo (ao longo do tempo de construção).

      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Prédio de 3 andares e 6 apartamentos (c/ garagem)

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 10 Mai 2012, 06:05
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro RlJoia,

        O seu terreno é de tamanho razoável para o que você deseja construir, mas o quanto dele você vai construir dependerá do código de obras da sua cidade. Já o projeto em si, a forma da obra e a solução arquitetônica deverá ser estudada e definida por um arquiteto. Para este empreendimento você deverá contratar profissionais e assim terá melhores soluções de projeto e consequentemente um bom retorno financeiro.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        rljoia
        postou em Sex, 11 Mai 2012, 15:42
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Bruno,

          Sobre essa alternativa de envolver a construtora, não me parece vantajoso eu conseguir apenas 1 ou 2 apartamentos, mas concordo que é melhor delegar esta expertise. Meu objetivo de fato é fazer um pé de meia bom com aluguéis, mas ao mesmo tempo não quero gastar um valor com obras que venha a inviabilizar o investimento. Minha ideia é lucrar com alugueis cerca de R$5.000,00 e gastar no máximo R$400.000,00.

          Qualquer valor acima disto, melhor botar em aplicações financeiras sem risco. A pergunta que faço é esta: se for assim tão caro, quais vantagens as construtoras teriam para construir prédios?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Bruno
          postou em Sex, 11 Mai 2012, 18:43
          Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

            Uma boa construtora com experiência consegue construir mais barato do que quem não é do ramo...

            Compra de materiais, mão-de-obra, logística, estratégia de negócios, vendas, compatibilização dos projetos entre si para um menor custo total da obra, já têm experiência com fundações (que é um item que quem é de fora costuma gastar pouco e dá algum problema, ou muito pois não sabe muito bem o que está fazendo).

            Comparando do ponto de vista financeiro o aluguel é um dos investimentos com retorno mais lento (mas um dos mais seguros também). Sei disto pois invisto muito em aluguéis.

            Abs,

            _________________
            Bruno Gonçalves Faria
            Cálculo Estrutural
            bruno.gfaria@gmail.com

            rljoia
            postou em Ter, 15 Mai 2012, 09:03
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

              Bruno,

              Obrigado pelas dicas. Estarei começando a planejar este projeto no ano que vem.

              Bruno
              postou em Ter, 15 Mai 2012, 10:09
              Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

                Legal.
                Tendo mais alguma dúvida tenho certeza que eu ou qualquer outro membro do forum irá te ajudar no que for possível.
                Abs,

                _________________
                Bruno Gonçalves Faria
                Cálculo Estrutural
                bruno.gfaria@gmail.com

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Prédio de 3 andares e 6 apartamentos (1 andar eh garagem

                Fernando Brasil Lopes
                postou em Ter, 15 Mai 2012, 18:23
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

                  SEGUE UM LINK ONDE VOCE PODERA CONTAR COM UMA FONTE CONFIAVEL DE TABELAS E VALORES POR M2 E REGIAO, ABRAÇO.

                  www.pini.com.br

                  Prédio de 3 andares e 6 apartamentos (1 andar eh garagem

                  IsaacdeCristo
                  postou em Sáb, 26 Mai 2012, 18:00
                  Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                    Caro RlJoia,

                    O planejamento feito por profissionais competentes é a melhor forma de ter sucesso em seu empreendimento.

                    Boa sorte!

                    _________________
                    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                    Re: Prédio de 3 andares e 6 apartamentos (1 andar eh garagem

                    futurista
                    postou em Sex, 01 Jun 2012, 19:22
                    Usuário Nível 3 | Mensagens: 134

                      rljoia escreveu:Olá, tenho um terreno de 15X20 e estou querendo cronstruir um edifício residencial. Minha ideia é:

                      1 andar: garagem
                      2 andar: 1 ap de 2 quartos de frente e 2 aps de 1 quarto atras
                      3 andar: 1 ap de 2 quartos de frente e 2 aps de 1 quarto atras

                      O objetivo é ocupar todo o terreno com a construção. O terreno está localizado em São João de Meriti/RJ. Ainda estou pensando se vale a pena colocar elevador e deixar a estrutura do prédio pronta para receber elevador e ter mais andares.

                      Quanto vocês acham que eu gasto nesta obra? Minha ideia é algo em torno de R$300.000,00 (um chute).

                      O acabamento será médio para baixo, com a ideia de alugar todos os apartamentos posteriormente.


                      Ocupar o terreno todo acho q será muito dificil, um profissional pode consultar a legislação do seu municipio para verificar quanto q se pode construir, e qtos andares sao permitidos.
                      Elevador para baixo padrao nao vale a pena, esqueça do elevador, sem falar na manutenção cara q tem.
                      Deixar espaço pro elevador futuramente tb nao é boa ideia.
                      Mesmo q faça uma construcao de baixo padrao de acabamento, faça uma construcao de qualidade, o q vai te dar muitos anos de retorno financeiro sem incomodação (e gasto) com manutenção.

                      _________________
                      Criciúma/SC.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais