- Rafael_epc
- postou em Qua, 14 Mai 2008, 11:11
- Usuário Nível 2 | Mensagens: 51
Numa primeira análise, aumentar o número de pavimentos em uma edificação implica em aumentar os custos dos materiais de estrutura (aço e concreto). Não obstante, aumentar a área implica em maior gasto de material de revestimento interno e externo.
Dependendo do terreno que você for projetar, as duas hipóteses são interessantes. Todavia, seria necessário dois projetos arquitetônicos para avaliação do orçamento: O primeiro com 4 pavimentos e o segundo com 6 pavimentos.
É necessário consultar uma análise de um engenheiro orçamentista para realizar os custos de consumo de material e de mão de obra. Em seguida, se você tiver mais tempo, verificar a curva ABC.
Por último, realizar uma análise financeira do empreendimento.
Vale lembrar que edifícios mais altos começam a encarecer. Um apartamento no 6º Pavimento é mais caro que um apartamento no 4º Pavimento, pois uma pessoa que reside em um apartamento mais alto tem mais comodidade do que uma pessoa que mora no pavimento mais baixo, por inúmeros motivos. Sendo assim, o custo x benefício é diretamento proporcional: quanto maior o benefício que se pode entregar a um cliente, maior será a lucratividade para o construtor.
De uma certa forma, construtoras que apresentam uma vasta experiência no país costumam aumentar o número de pavimentos, pois a lucratividade vem a partir dos pavimentos tipos.
Sugiro, portanto, análise quantitativa dos materiais das duas hipóteses e avaliação imobiliária do empreendimento nas duas hipóteses.
Atenciosamente
Rafael