Bitola de Ferragens em Vigas
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
fdfreitas
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qui, 18 Jul 2013, 18:20    Assunto: Bitola de Ferragens em Vigas Responder com Citação

Senhores, boa noite. Este é meu primeiro post aqui mas tem algum tempo que venho lendo algumas coisas pelo fórum já que estou começando a construir agora. Minha obra já começou mas mesmo assim preciso tirar uma dúvida para me tranquilizar ou não.
Fiz projeto arquitetônico e estrutural, sendo o primeiro com uma arquiteta e o segundo com um engenheiro civil conhecido.
O que percebi é que a maioria das vigas da minha fundação tem uma bitola de ferro na parte de baixo (coisas como 8.0, 10.0 e etc.) mas na parte superior da viga vejo ferro com 4.2 na maioria delas, usando ferro com maior bitola em certos locais, as vezes localizados onde nascem as esperas de pilares, em outras vezes nas extremidades das vigas.
A minha pergunta é? Isso é normal? Fico me perguntando, porque não se usou apenas uma bitola maior em toda a extensão e se usou esse tipo de artifício com ferro diferente se ligando? Alguém poderia me explicar tecnicamente?
Alguns podem dizer: Porque não pergunta para o seu engenheiro?
Simples, não quero dar a entender a ele que eu tenho algum tipo de desconfiança dele, só isso. E mais ainda por ser conhecido de um bom tempo. Grato pela atenção!

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Guilherme Garc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

MensagemEnviada: Qui, 18 Jul 2013, 18:42    Assunto: Calculo Estrutural Responder com Citação

Caro FDFREITAS,

Sim, muito normal. Depois de uma série de cálculos, ao final o que temos é um valor de área de seção transversal de aço. Como se cortando o elemento estrutural parte dessa área fosse preenchida pelo aço a ser aplicado. Em muitos casos a área de aço superior não se faz necessária, quando então simplesmente não é utilizada ou é usual apenas uma armadura auxiliar que não está ali para atuar em função estrutural, mas para apoio dos estribos. Episódio comum em vigas.

Não tenha receio em perguntar, pois presumo que assim como eu sou questionado, ele terá grande prazer em explicar o que ocorre nos pontos geradores de dúvidas.

Projetos e Consultorias em materiais
Soluções sustentáveis
Estudos de Viabilidade

Guilherme Custódio Garcia Jr
garcsimonn@gmail.com
11- 9 9407 8585
11- 9 8516 0420
MeketrefiS
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Qui, 18 Jul 2013, 22:08    Assunto: Responder com Citação

Mesmo sendo aço em bitolas pequenas, por norma é necessário um area minima de aço, tambem conhecido como Porta Estribos. Esta area minima é calculada : Asmin = 0,15 x b x h / 100 [cm²], sendo b a largura e h a altura da viga em cm. Se uma viga possui aço, ele tem função estrutural.
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Sex, 19 Jul 2013, 13:02    Assunto: Bitola de Ferragens em Vigas Responder com Citação

Prezado Freitas,

Na verdade, esta é a maneira correta de economizar, desde que se siga a seção de aço calculada para cada peça estrutural. Comumente nas vigas bi-apoiadas e contínuas as armaduras "positivas" ficam na parte de baixo, razão pela qual esta deve ser com ferro mais grosso. Talvez você perceba que em alguns casos a ferragem apareça com os ferros mais grosso na parte de cima, comumente isso se dará, por exemplo, quando houver viga em balanço...

Boa sorte!
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas DISTRIBUIÇÃO E BITOLA DAS FERRAGENS DE UM RADIER Cálculo Estrutural 3 Seg, 03 Mai 2010, 13:19
Por Mário Esmeraldo
Não há mensagens novas Ferragens em Colunas e Vigas Cálculo Estrutural 1 Ter, 26 Fev 2013, 11:04
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Varanda - bitola da madeira Instalações Prediais 0 Sáb, 03 Set 2011, 21:08
Por adelson
Não há mensagens novas Qual a bitola do Caibro/Viga para um telhado de 6m Cálculo Estrutural 4 Qui, 18 Set 2014, 15:47
Por mauromarc
Não há mensagens novas Ferragens Discussões Gerais 9 Sáb, 13 Dez 2008, 00:38
Por wandersonsalles
Não há mensagens novas Alteração de Ferragens Discussões Gerais 4 Qui, 09 Out 2008, 09:11
Por alexandresilvabh

php BB © 2001, 2010 php BB Group