Pilares encostados em sapatas pouco profundas?


Responder Mensagem

Pilares encostados em sapatas pouco profundas?

sergio_jr
postou em Sáb, 03 Ago 2013, 17:43
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Senhores,

    Estou ampliando a casa e fiz mais dois quartos, os quais formam um retângulo externamente de 7,40 x 5,20m. Sobre estes quartos estou querendo colocar uma laje (38,50m2) considerando que em minha região (São Luís- MA) o preço de um telhado cerâmico ou de telhas de concreto é superior ao valor da laje.

    O grande problema é que não pensei na laje (tampouco sua estrutura) no começo da construção, logo, o pedreiro fez sapatas pouco profundas (40 ou 50cm), mas suficientes para fixar as treliças das coluninhas verticais que se juntariam à cinta de amarração das paredes (aqui, esta é a praxe).

    Ocorre que as treliças JÁ ESTÃO CONCRETADAS ÀS SAPATAS, faltando apenas concretá-las à altura das paredes caso eu desista da idéia de pôr laje. Ao saber da minha vontade de colocar laje, o pedreiro afirmou que “basta comprar as armaduras de ferro e colocá-las no lugar das treliças etc”.

    Minhas indagações são:

    1) A armadura de ferro deve ser OBRIGATORIAMENTE concretada no interior da sapata? Ou poderia ser apenas encostada “sobre” a sapata?

    2) As seis sapatas que tenho seriam suficientes? E o fato de serem pouco profundas? (a laje seria premoldada, de isopor, com espessura de 4 ou 5cm de concreto (3850kg ou 4800kg, respectivamente, considerando que o m3 do concreto pesa 2500kg). E seria destinada, a princípio, à função de teto.


    P.S.: Não tenho nenhum engenheiro na família e contratar um está fora da minha realidade.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Pilares encostados em sapatas pouco profundas?

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 04 Ago 2013, 13:58
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Sergio,

      Muito difícil opinar sem conhecer a obra presencial. Há vários informações que ainda faltam para que se posa pelo menos analisar a questão. Se possível, poste alguma imagem.

      Se desejar fale comigo para aprofundar esta discussão, através do "Fale com o autor" em meu site.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais