VIGA DE SOBRADO - DÚVIDAS


Responder Mensagem

VIGA DE SOBRADO - DÚVIDAS

mbma
postou em Ter, 23 Set 2014, 11:27
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Estou construindo um sobrado com as seguintes dimensões (7m x 5m). No entando estou bastante preocupado com a estrutura feita por um pedreiro (Infelizmente não disponho de recursos para contrarar um engenheiro). É o seguinte, na fundação do sobrado foram colocados em 6 pontos os seguintes itens: estacas de 2m no solo, com Sapatas e baldrames além das colunas (6 pontos sendo 4 nos cantos e 2 no centro da construação a aproximadamente 3,5m das laterais) na parte superior do andar térreo, foram feitas as vigas que compreendem todo o perímetro e uma viga no centro (aprox 3,5m das laterais). Essa viga é a que me preocupa, o pedreiro garantiu que somente uma viga no centro da construção seria suficiente para suportar a carga do andar superior, mas fiquei encucado pelo vão que essa viga atinge (aproximadamente 4,5m), além do que no dia da concretagem eu verifiquei que essa viga não foi corretamente "amarrada" na ferragem da coluna que a sustenta. Estou bastante preocupado. Sei que é dificil uma opinião sem ver a situação mas pergunto: Uma viga no meio de uma laje de 7m de largura é suficiente para suportar o peso da parte superior de um sobrado? Esse vão está adequado? Obs: A viga tem as dimensões de 15x25cm. Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Viga de sobrado - Dúvidas

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 24 Set 2014, 15:54
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Mbma,

      Como você bem disse, realmente é difícil dar opinião sem conhecer a obra em detalhe, mas pela experiência e pelas dimensões citadas da viga, acho INSUFICIENTE.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      abnermartins
      postou em Qua, 24 Set 2014, 16:12
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        Contrata um engenheiro ai da sua região que conheça de estrutura para orienta-lo..


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural