Duvida-Engenheiro recém formado.


Responder Mensagem

Duvida-Engenheiro recém formado.

carlos.199
postou em Sex, 25 Set 2015, 13:52
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá, colegas engenheiros.
    Acabei de me formar e meu objetivo é entra em uma empresa para adquirir experiência,mas ainda não consegui serviço Crying or Very sad .Por enquanto pretendo fazer uns "bicos"(da entrada com documentação na prefeitura, ART....) para me manter.
    Eis minha duvida:
    Uma pessoa pretende fazer um 2º andar em uma residência, preciso ter certeza que a estrutura aguenta o novo pavimento para fazer uma planta e da entrada no alvará.
    Como verifico a fundação e estrutura(alguém tem algum exemplo)?

    Desde já agradeço pela ajuda.

    Obs: Consigo fazer o calculo de toda carga nova, só não sei como verifica a estrutura existente.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    affacco
    postou em Dom, 27 Set 2015, 20:55
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

      Boa noite

      Trabalho com estrutura já a um tempo, já fiz trabalhos de ampliação em estruturas existentes, incluindo de mais pavimentos.

      Primeiramente peça ao proprietário se foi feito projeto da edificação existente, (o que geralmente não existe) , caso exista, entre em contato com o responsável técnico do projeto (geralmente sempre tem cópia guardada). Além de pedir para o proprietário qual tipo construtivo da fundação.

      Como é casa térrea (segundo sua informação), caso você nao consiga o projeto, nas minhas obras normalmente escavo a fundação de um pilar de canto, pois voce consegue duas faces da fundação (caso sapata), e ai voce dimensiona. (para ferragens de pilar, como ultrassom é muito caro, você descasca um pilar,

      Opte por sistema construtivo mais leve para 2 pavimento com estrutura metálica, light stell frame, ou faça as paredes com blocos de Cal (o mesmo utilizado para paredes corta Fogo)

      e o custo compensa.

      Caso realmente tenha dúvida faça uma parceria com um profissional mais experiente nas obras complexas, embora voce divida o lucro com alguém, voce se garante e aprende, assim que aprendi.

      Espero ter ajudado.

      Duvida-Engenheiro recém formado

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 09 Out 2015, 15:07
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Carlos,

        Isso é complicado e requer uma certa experiência (Como bem citou o companheiro Affacco). Esta experiência consiste em inspecionar visualmente a obra, pra verificar se não há alguma patologia aparente e pesquisar junto ao proprietário e o construtor da parte existente quais processos e métodos foram aplicados na execução dos serviços (medida e profundidade das fundações, armaduras utilizadas nas vigas, pilares e sapatas, tipo do solo e se houve ou não aterro, tempo de existência da obra, etc); Mesmo assim, a depender do caso ainda é necessário fazer inspeção nas fundações e nas demais peças estruturais pra sentir a consistência do concreto e verificar as armaduras utilizadas, bem como verificar seu estado de conservação (não oxidação).

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais