Cargas de caixa d'água sobre a laje


Responder Mensagem

Cargas de caixa d'água sobre a laje

rengfreitas
postou em Sáb, 19 Mar 2016, 16:44
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Boa tarde amigos,

    Estou definindo as cargas das lajes de cobertura de um sobrado, todas maciças. No pavimento cobertura são 4 lajes sendo 3 consideradas bidirecionais e 1 laje sendo unidirecional com continuidade em 3 lados.

    A caixa d'água de projeto será de 3.000L e estará em cima da laje considerada armada em uma direção. Abaixo segue os dados:

    Laje de cobertura onde estará a caixa d'água:

    Dimensões laje : 4,86mx2,06m
    Dimensões caixa d'água: diâmetro= 1,76m; raio= 0,88m
    Área da caixa d'água= 3,142 * 0,88² = 2,43 m²
    Peso específico da água 1000kgf/m³ ---> 1000kgf/m³ * 3m³ =3000kgf
    Tensão = F/A ------> 30kN/2,43m² = 12,34 KN/m²

    Obs: Não considerei ainda o peso próprio da caixa d'água, mas creio que não passa de 40 kgf, estou verificando junto ao fornecedor.

    Esse valor de 12,34 KN/m² eu coloco em minha planilha de cargas para esta laje? Estaria correto esse raciocício?

    GRATO.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    PFelipe23
    postou em Sáb, 19 Mar 2016, 22:42
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

      Será uma laje mais parruda! 12,5 kN/m² é uma carga altíssima para se distribuir integralmente na laje, que tem 4 vezes a área da caixa d'água.
      Uma saída para isso, no meu ponto de vista, seria "dividir" a laje, deixando-a mais econômica.
      Rode os modelos, e compartilhe os resultados!!

      _________________
      Pedro Felipe Oliveira
      Engenheiro Civil Junior

      Desenvolvedor por Hobby
      Piloto por Paixão
      linkedin.com/pedrofelipeoliveira
      Mobile: +55 61 9699 9581

      Jefferson Moreira
      postou em Ter, 22 Mar 2016, 01:03
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Boa noite engenheiros!

        Sou leigo e gostaria de uma ajuda com meu projeto, minha casa contará com uma piscina no 3° andar, e quero saber qual a largura máxima que poderá ter devido ao seu peso, quanto a estrutura da casa segue alguns dados:

        * Alicerce com sapata de 50cm x50cm e broca de no mínimo 1 metro

        * Colunas e Vigas com ferragem de 1/2 e estribos a cada 20 cm

        * largura das colunas de 14cm x 14cm e vigas 14cm x 25cm

        * A 1° laje é painel preenchida com concreto sólido

        Por favor me ajudem e informem caso precisem de mais dados.

        PFelipe23
        postou em Ter, 22 Mar 2016, 01:36
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

          Caro Jefferson, a NBR 6118/14 é a nossa bíblia para Estruturas de Concreto Armado. Todos os dispositivos nela encontrados visam a segurança e garantem as condições de serviço das construções.

          Sendo assim, segundo a Norma, os pilares de sua casa estão mal dimensionados, já que as dimensões mínimas de pilares são:


          1. 19 cm x 19 cm.
          2. 14 cm x 26 cm, considerando o fator adicional γn.


          ** Note que a área mínima para um pilar de concreto armado é de 360 cm².

          Em relação às vigas, somente a planta baixa poderia nos dizer com uma aproximação razoável, qual altura utilizar. A grosso modo, vigas de 25 cm cobrem vãos simples de 2,5 m, ou vãos múltiplos de 3,0 m.
          Em relação a armadura, tem que se verificar as cargas atuantes, e assim definir corretamente a armadura.

          Fundações: Somente um estudo de solo poderá dizer a capacidade de carga existente no solo do terreno, para o dimensionamento correto das fundações da estrutura. Recalques diferenciais trazem muitas dores de cabeça no futuro.

          ** RECOMENDAÇÃO **
          Sua obra corre risco de colapso! Consulte um engenheiro civil urgentemente!

          _________________
          Pedro Felipe Oliveira
          Engenheiro Civil Junior

          Desenvolvedor por Hobby
          Piloto por Paixão
          linkedin.com/pedrofelipeoliveira
          Mobile: +55 61 9699 9581

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          rengfreitas
          postou em Sáb, 26 Mar 2016, 21:30
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            PFelipe23 escreveu:Será uma laje mais parruda! 12,5 kN/m² é uma carga altíssima para se distribuir integralmente na laje, que tem 4 vezes a área da caixa d'água.
            Uma saída para isso, no meu ponto de vista, seria "dividir" a laje, deixando-a mais econômica.
            Rode os modelos, e compartilhe os resultados!!


            Eu joguei direto sobre a laje, no caso das armaduras não foram grandes coisas não, porém as reações de apoio na vida foram maiores.
            Uma solução poderia ser pegar esse 50 KN e dividir pela área da laje?

            Dividir a laje eu não posso...
            Grato.

            PFelipe23
            postou em Sáb, 26 Mar 2016, 21:40
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

              Aparentemente é a melhor solução pro caso. Como todo esse carregamento vai parar nas fundações (laje > viga > pilar > fundação), você terá que rever o modelo e verificar se as cargas continuam menores que as resistências de projeto.
              Dê uma verificada nas armaduras das vigas onde essa laje se apoia, e depois dá uma olhada nos pilares (creio que não vai mudar tanta coisa para eles).

              _________________
              Pedro Felipe Oliveira
              Engenheiro Civil Junior

              Desenvolvedor por Hobby
              Piloto por Paixão
              linkedin.com/pedrofelipeoliveira
              Mobile: +55 61 9699 9581

              Caixas dw água em lajes

              Luiz Paulo saNTOS
              postou em Sáb, 06 Mai 2017, 13:15
              Visitante

                Very Happy [color=#FF4040][size=24][size=24] Grandes mestres,caixa de água, em casa antiga chame um enghenheiro.
                ninguem previu essas sobrecargas de àgua e o leigo nem imagina

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural