Concretagem de pilares após a execução de alvenaria


Responder Mensagem

Concretagem de pilares após a execução de alvenaria

fernandagadler
postou em Sex, 16 Out 2009, 12:28
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde,
    sou acadêmica da 8ªfase do curso de Engenharia Civil e estou cursando a disciplina de Estágio Supervisionado, que consiste no acompanhamento de uma obra de construção civil durante o semestre.
    Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com dicas sobre referências bibliográficas a respeito da concretagem de pilares após a execução de alvenaria.
    Procurei em várias livros e não há muitos registros sobre o assunto, já que é uma prática executada em obras de pequeno porte e há controvérsias sobre as suas vantagens e desvantagens.
    Alguém saberia me dizer onde eu encontraria algum referencial teórico sobre o assunto?

    Obrigado pela atenção.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Sex, 16 Out 2009, 18:49
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezada fernandagadler

      Como você disse, é uma prática muito comum nas obras, pois economiza-se formas e ganha-se tempo na concretagem, além de se ter uma aderência bem melhor no contato pilar-alvenaria.

      Usando o tijolo de barro comum, deve-se molhá-lo bastante, evitando que ele absorva a água necessária à hidratação do cimento.

      Sobre este assuntos relacionados, veja no livro "Ao pé do muro" de Robert L'Hermite - SENAI.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais