Como consertar um piso de cimento


Responder Mensagem

Como consertar um piso de cimento

gustavorf
postou em Sáb, 19 Fev 2011, 19:13
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Olá,
    Fiz uma reforma na entrada de minha casa e na garagem (descoberta) eu mandei colocar piso de cimento. Ocorre que depois de pronto, sempre fica uma poeira fina, areia, que solta do piso. Não adianta lavar que o problema volta. Qual seria a causa disto? Com o tempo isto pára? E principalmente: existe solução que não seja quebrar todo o piso e refazer o serviço?
    Desde já agradeço todos que puderem me ajudar!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Como consertar um piso de cimento

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 20 Fev 2011, 05:31
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Gustavo,

      Seria possível informar qual a dosagem da argamassa utilizada e a origem da areia?


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:33, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      gustavorf
      postou em Dom, 20 Fev 2011, 18:34
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Olá, Isaac,
        Já não tenho mais contato com a pessoa que contratei para fazer o trabalho, que incluiu a compra do material também. Assim, infelizmente não consigo responder sobre a dosagem, nem sobre a origem da areia... mas isto mudaria a solução a adotar? Desde já, agradeço!

        thiagorfpinheiro
        postou em Dom, 20 Fev 2011, 22:28
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

          Gustavo,

          Faz tempo que esse piso foi feito?

          Esse processo de "esfarelamento" está diretamente ligado aos materiais utilizados, ao processo de fabricação da argamassa e aos cuidados que se deve ter após a aplicação.

          Nesses casos de acabamento final de piso cimentado (áspero ou liso) sem revestimento, a areia deve ser previamente peneirada e, para boa cura do cimentado, o piso precisa ser mantido úmido durante 96h, sem trânsito algum sobre ele.

          Imagino que uma solução para o seu problema seria aplicar um aditivo endurecedor de superfície se o piso estiver soltando apenas uma poeira, para evitar que o processo continue.



          Espero ter ajudado.

          _________________
          Fórum EngenhariaCompartilhada.com
          www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
          Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          gustavorf
          postou em Seg, 21 Fev 2011, 14:49
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            Olá, Thiago,
            Esta construção tem cerca de 1 ano e meio. Foi executada em julho de 2009 e desde então apresenta este problema. Por enquanto, só está soltando pó. Fiz uma pesquisa na internet agora e encontrei 3 produtos da linha que você citou, “aditivo endurecedor de superfície”: SIKAFLOOR 3 QUARTZ TOP, BASF MASTERTOP 100, Anchortec FOSHARD. Pelo que entendi sobre cada um deles, os dois primeiros deveriam ser aplicados misturados com o cimento no seu processo de execução, por isto não seriam a minha solução. Mas, o terceiro produto, o Foshard, deve ser aplicado sobre a superfície da forma que está agora e portanto resolveria meu problema. Você que é do ramo, acha que estão corretas minhas conclusões? Tem alguma marca que você já trabalhou e recomenda?
            Obrigado!
            Gustavo.

            thiagorfpinheiro
            postou em Seg, 21 Fev 2011, 15:18
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

              Gustavo,

              Levando em conta a sua descrição do problema, suponho que essa seja uma boa solução, mais barata do que ter de quebrar todo o piso e refazê-lo por causa da liberação do pó.

              Veja um boletim técnico do aditivo:
              http://www.anchortec.com.br/produtos/produtos/Bts/Foshard.pdf

              Aí você tem as instruções para preparo e aplicação do produto.

              Se preferir, pode pesquisar o preço de produtos similares como AQUASAN e LAPIDOLITH.

              A solução é a mesma e creio que vai resolver o problema.


              Espero ter ajudado. E volta aqui pra nos contar o resultado.

              _________________
              Fórum EngenhariaCompartilhada.com
              www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
              Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

              CARCAMANO
              postou em Ter, 22 Fev 2011, 15:27
              Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                Pelo pouco detalhe do teu caso, se vê em um primeiro momento, que a qualidade desse piso deixa a desejar. Foi mal executado sim. O problema pode ser o traço desse concreto ou argamassa, tempo de cura, qualidade dos materiais ou outros fatores. Teu negócio é refazer tudo ou executar alguma dica anterior escrita pelos confrades.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                gustavorf
                postou em Qui, 26 Mai 2011, 06:49
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                  Thiago e demais que deram opiniões ou sugestões,
                  A solução que adotei foi aplicar o "aditivo endurecedor de superfície". O resultado foi ótimo; resolveu meu problema. Muito obrigado pela dica!!

                  thiagorfpinheiro
                  postou em Sex, 09 Dez 2011, 14:37
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

                    Valeu gustavo!

                    _________________
                    Fórum EngenhariaCompartilhada.com
                    www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
                    Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Construção civil, discussões gerais