Laje suporta até 150kgf/m2? (Alvenaria Estrutural)


Responder Mensagem

Laje suporta até 150kgf/m2? (Alvenaria Estrutural)

DanielM
postou em Qui, 06 Set 2012, 16:47
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Prezados, boa tarde.

    Gostaria de compartilhar uma situação com vocês.

    Comprei um apartamento da Camargo Corrêa que foi construído na forma de alvenaria estrutural.

    Me passaram que a carga máxima é de 150kgf/m².

    Estou realmente assustado pois peso 180kg e por mais que eles estejam informando que é carga fixa, se eu por ventura adoecer e ficar sei lá, 6 meses em uma poltrona que pesa pelo menos + 50 a 100kg?

    Outra, em não posso ter uma geladeira de 300 litros?

    Eu acho que falaram bobagem, então eu queria ter alguma argumentação técnica para debater com o engenheiro...


    Muito obrigado!!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    abnermartins
    postou em Qui, 06 Set 2012, 17:57
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

      Calma amigo... não se preucupe você não vai furar a laje..

      Pode ter sua geladeira a vontade.. e todos seus móveis, fazer festinha e tudo mais.

      Todas as premissas de cálculo são levadas em consideração, cargas permanente, acidentais (150kgf/m²),cargas horizontais de vento ... coeficientes de segurança, entre diversos fatores que são considerados para proporcionar segurança..

      Esta carga de 150kgf/m² de sobrecarga está prevista na NBR 6120, para cargas residenciais, então 90% dos apartamentos residenciais que você já entrou foi considerada esta carga, mas como falei no dimensionamento são levados outros fatores de segurança.. além destas cargas.

      E ratificando, você não irá furar a laje e cair até o térreo ou ap de baixo .. rsrsr.. abraço!

      Só mais um detalhe .. 180 kg é mto quilo amigão! Que tal um regime hehehhe abraço !!!
      Att.

      edmarferreirajr
      postou em Qui, 06 Set 2012, 19:14
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Daniel,

        150 Kgf/m² é a sobrecarga mínima de utilização para áreas residenciais comuns (para Despensa e Área de Serviço são 200Kgf/m²). É um dever da construtora informar isso ao comprador. Se um morador decide, por exemplo, construir uma biblioteca em seu apartamento por conta própria estará impondo à estrutura um carregamento para o qual ela não foi considerada, uma vez que as sobrecargas mínimas para bibliotecas, considerando depósito de livros e área de estantes, variam de 400 Kgf/m2 a 600 Kgf/m². É o mesmo raciocínio para piscina e tanques (100 Kgf/m2 para cada 10cm de altura de lâmina d'água)
        No seu caso pode ficar tranquilo.

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural