Comprimento da Armadura longitudinal


Responder Mensagem

Comprimento da Armadura longitudinal

Celo_Abreu
postou em Qui, 06 Set 2012, 17:08
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Sou estudante de engenharia e estou com dificuldades na parte do detalhamento da armadura longitudinal de vigas de concreto armado, e queria saber se vocês conhecem alguma apostila que aborde esse assunto de uma maneira mais direta.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    abnermartins
    postou em Qui, 06 Set 2012, 17:49
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

      Amigo, procure pelo livro concreto armado eu te amo... para iniciantes como você vai ajudar, depois que pegar mais experiência procure outras fontes de informação ...

      Mas em em relação ao comprimento das barras, são vendidas com 12 metros...

      O melhor aproveitamento você define, custo/beneficio em relação ao esforço e principalmente levando em consideração a maior praticidade na hora de armar as mesmas.. assim você diminui o risco do armador errar alguma coisa o que não é dificil ocorrer heheh.. abraço.

      Att.

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Qua, 12 Set 2012, 12:29
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Celo_Abreu
        O comprimento da armadura longitudinal em vigas depende do gráfico dos momentos descalado, da ancoragem necessária e do mínimo construtivo.
        Como mínimo construtivo, ao menos duas barras devem chegar ao apoio. A ancoragem necessária, com ou sem gancho ou dobra, calculada em função do tipo de aço, do fck do concreto, e da zona de ancoragem onde se situa a armadura, é acrescido ao comprimento além do ponto teórico onde a armadura é dispensada. O gráfico descalado, que nos dá o ponto teórico de dispensa do serviço da armadura, é simplesmente o gráfico de momentos que sofreu um deslocamento lateral da sua curva num valor calculado em função de tensões de cisalhamento.
        Segundo o prof. Aderson Moreira da Rocha, para construções convencionais e quando temos muitas armaduras dobradas e ancoradas na zona de compressão, o que se fazia antigamente, é dispensado descalar o gráfico de momentos para obtenção do ponto teórico.
        Abraço e boa sorte.

        Bruno
        postou em Qua, 12 Set 2012, 14:32
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          Não vamos esquecer que se o comrpimemento de ancoragem não for o suficiente, mesmo dobrando em 90º ou 180º, há a opção de se usar ganchos de ancoragem, mais barato que usar 1, 2 ou mais barras adicionais na viga só pra ancorar nos apoios.

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alex Barreto Cypriano
          postou em Qui, 13 Set 2012, 09:12
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

            Bruno
            Estou certo ao entender que você se referia, em sua postagem, ao problema da ancoragem nos apoios da viga? Poderia explicar resumidamente como são estes ganchos de ancoragem? Em minha limitada experiência no projeto e cálculo de C.A. (edifícios de vãos convencionais nos quais arquiteto e empreiteiro exigiam a simplificação extrema no detalhe das armaduras visando facilidade de execução e fiscalização) invariavelmente os apoios extremos de vigas contínuas eram curtos demais para abrigar o comprimento de ancoragem reta, demandando dobras retas com ou sem ganchos na extremidade. À parte o problema de determinar a área de aço necessária no apoio para ancoragem eficaz, antigas fórmulas, presentes no famoso livro de Aderson Rocha, foram decisivas para estimar a redução do comprimento da armadura após a dobra, de maneira mais vantajosa que o uso de indicações empíricas normalizadas, o que levou a detalhes que considerei satisfatórios. Grato pela atenção.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural