Trincas na laje e nas paredes no sentido das vigas!


Responder Mensagem

Trincas na laje e nas paredes no sentido das vigas!

Bruno54321
postou em Sáb, 08 Set 2012, 10:44
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Bom dia! Estou muito preocupado em relação a estrutura da minha casa.
    Surgiram muitas trincas na laje pré-moldada p/ forro no sentido das vigas, as mesmas se espalham pelas paredes no sentido vertical.

    A casa foi construída em solo firme com brocas a cada 2m, interligadas por viga baldrame de 20x25cm com 4 ferros 3/8" estrivados a cada 25cm. É uma casa pequena, com 55m2.Colunas nos cantos e nas uniões de paredes. A alvenaria é de bloco ceramico de 9 furos (11,5x14x24). Na construção, o pedreiro disse que não seria necessário cintas de amarração na casa. A laje não possui ferragem no sentido oposto das vigas, nem aquela malha de ferro. O vão livre da laje é de 3,8m.
    Gostaria de saber o que posso fazer para que a casa pare de trincar!!
    Muito obrigado amigos!

    Att. Bruno

    [/img]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    cpersio
    postou em Dom, 09 Set 2012, 12:08
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

      Amigão uma pergunta:
      sem cinta, sem malha, sem armadura negativa. Foi só por orientação do pedreiro ou tentou economizar com esses itens?

      se fosse eu, escorava a laje imediatamente e chamaria um calculista.

      boa sorte

      abnermartins
      postou em Seg, 10 Set 2012, 10:50
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        Acredito que sua laje está armada somente em 1 sentido, quando na verdade deveria ser bidirecional, escore sua casa e faça o retrabalho, pois o problema irá aumentar.. e dependendo virá à ruina.

        Att.

        Bruno54321
        postou em Seg, 10 Set 2012, 11:43
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          cpersio, não foi por economia não. O problema é que fui acreditar em um profissional desqualificado, ao invés de contratar um bom engenheiro.
          Como seria o retrabalho neste caso? Como proceder??
          Muito Obrigado pelas respostas!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          abnermartins
          postou em Seg, 10 Set 2012, 14:18
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

            Primeiramente, recalcular sua laje, e verificar o que foi usado e o que não foi usado.

            Segundo, aplicar o retrabalho, como?

            Em mãos sabendo o que não foi adicionado em sua laje, existem várias maneiras de aplicar o reforço.

            Aumentando o concreto na região comprimida, aumentando a área de aço na região tracionada, podemos escarificar o concreto onde não foi adicionado aço na região tracionada e aumentar a área de aço no local para combater os esforços.

            Sempre atentando para a aderência entre concreto velho e concreto novo, ambos tem de trabalhar em conjunto..

            Algumas fissuras em lajes se dão a momentos volventes, que são aquelas fissuras no canto da laje que dão uma aparência e desconforto mas que não prejudicam o comportamento da estrutura, esse tipo de patologia se dá por falta de armadura superior nos cantos da laje.

            No seu caso chame um engenheiro converse com ele, ele recalculando sua estrutura terá em mãos os necessário para efetuar o reforço.

            Esse tipo de reforço não é algo muito incomum.

            Att.

            Trincas na laje e nas paredes no sentido das vigas!

            IsaacdeCristo
            postou em Seg, 10 Set 2012, 15:00
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caro Bruno,

              A laje deve ser pré-moldada e pela sua descrição, não houve a armadura transversal às longarinas. Chame imediatamente um estruturalista para que ele, mediante as devidas análises "in loco", dê a melhor solução para o caso.

              Boa sorte!

              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              Bruno54321
              postou em Seg, 10 Set 2012, 15:28
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                Obrigado a todos pela ajuda! Já marquei a visita de um engenheiro na casa em questão...Depois digo-lhes qual foi a intervenção escolhida!
                Obrigado!

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Marcelo Monteiro
                postou em Sex, 12 Set 2014, 18:04
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

                  Bruno54321, boa tarde.
                  Li seu post e vivo uma situação bastante semelhante. Conseguiu resolver o problema de sua casa? O serviço ficou bom e sua casa segura?
                  Se possível, poderia me fornecer dados de contato com o engenheiro/empresa que contratou?
                  Meu e-mail é marcelog.monteiro2@gmail.com

                  Grato por sua atenção gentileza.

                  Abs.


                  Marcelo Monteiro


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Cálculo Estrutural