Laje sobre paredes


Responder Mensagem

Laje sobre paredes

ROBERTO.SILVA
postou em Seg, 23 Mar 2015, 13:18
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos

    Sou novo aqui no site e se postar a mensagem em local errado me perdoem.

    Preciso uma ajuda em um problema que tenho em minha casa e se alguém puder me dar um orientação fico agradecido.

    Comprei a algum tempo uma casa e nela foi feito um “puxadinho” na cozinha de aproximadamente 7 metros quadrados (2,15 x 3,5). Nesta extensão da cozinha foi colocada uma laje sobre as paredes (3 paredes) sem colunas, isto é o antigo proprietário colocou a laje sobre as paredes mas não fez nenhuma coluna, viga ou reforço da estrutura em baixo, simplesmente jogou a laje em cima das paredes.

    Tenho a casa a dois anos e até agora não apareceram problemas ,mas agora começaram a aparecer algumas rachaduras nas paredes em baixo. Quero corrigir este problema e não sei qual medida tomar, se derrubo esta laje e faço a extensão do telhado ou se reforço a laje com colunas e vigas.

    Chamei dois engenheiros até agora, um deles falou que o ideal seria remover a laje e estender o telhado da cozinha o outro me disse que poderia fazer umas colunas e reforçar esta laje.

    Alguém poderia me ajudar? Alguém já passou por este problema? Qual seria a melhor opção e mais barata. Atualmente pra agravar existe uma caixa de agua de 1000 litros sobre esta laje mas pretendo inutiliza-la.

    Muito obrigado

    Roberto


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    abnerjj
    postou em Qui, 26 Mar 2015, 17:58
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Roberto,

      Não vou entrar no mérito de dimensionamento ,mas o problema é óbvio.

      Sua laje não foi prevista para suportar este esforço, o que ocorre é que ao posicionar a laje sobre a alvenaria, ocorre momentos negativos neste ponto, e a armadura da mesma não foi prevista para suportar este momento, neste casso eu sugiro escorar toda sua laje, e efetuar o reforço com a armadura adequada.

      Att.

      _________________
      Engº Abner Martins


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural