Execução viga de concreto


Responder Mensagem

Execução viga de concreto

julierme
postou em Ter, 26 Fev 2013, 22:55
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Amigos,
    Estou com uma tremenda dúvida/cisma sobre a execução das vigas da garagem da minha casa.
    Foram construídas 10 vigas apoiadas em pilares de 30x30. O vão médio é de 3,2m, mas existem duas vigas de 3,7m.
    As armadura tem dimensões de 30x16 foram montadas com 6 ferros 5/16, estribos de ferro 5.0, colocados a cada 15cm.
    A execução foi da seguinte forma: concreto feito em betoneira, na proporção 2x1. As vigas foram preenchidas até o limite de 22cm e deixado o restante para encher junto com a laje, sobraram 15cm para finalizar o enchimento. Após o 30 dias as escoras foram retiradas e a laje treliçada foi montada em cima do concreto e abaixo da sobra da ultima fileira de ferro 5/16. Quando a laje foi concretada então o enchimento da viga ficou completo... ao todo a espessura da vida totaliza 37cm com largura de 20cm.
    Ou seja, na lógica a concretagem da laje preencheu o restante da viga... fazendo com que viga e laje compartilhassem o mesmo bloco.
    Pergunto... esse tipo de execução está correto? a viga preenchida em duas etapas traz algum prejuízo para a resistência da mesma?
    Minha dúvida é que sempre vejo as obras executadas de forma diferente, ou seja, a viga é executada na espessura final, acabada... e depois monta a laje... sendo que as mesmas não compartilhar a ferragem...
    Me ajudem, estou com medo de a resistência estar comprometida.... embora não visualizei nenhuma fissura nas vigas e pilares.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Execução viga de concreto

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 26 Fev 2013, 23:41
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Julierme,

      Esta forma de execução é perfeitamente aceitável e praticada em construção. Não há erro nisso, pelo contrário, esta é uma maneira de se elevar a altura do vão livre sob as vigas.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Execução viga de concreto

      julierme
      postou em Qua, 27 Fev 2013, 06:31
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Julierme,

        Esta forma de execução é perfeitamente aceitável e praticada em construção. Não há erro nisso, pelo contrário, esta é uma maneira de se elevar a altura do vão livre sob as vigas.

        Boa sorte!


        Prezado Isaac, muito obrigado!

        Apenas retificando uma informação que prestei no tópico. "ao todo a espessura da viga totaliza 37cm com largura de 16cm. As armaduras são de 30x10".
        A laje total tem 80m2. Em cima da laje terá uma suite de 22m2, o restante é uma varanda. Essa carga é aceitável para esse tipo de execução de vigas?
        Grato,

        RSFarias
        postou em Qua, 27 Fev 2013, 11:24
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

          julierme, eu só teria mantido o escoramento das vigas até alguns dias após a concretagem da laje para garantir que não haveria flecha excessiva. Mas isso não vai te trazer problema algum. Quanto a prática de concretagem em 2 etapas, é perfeitamente normal, não se preocupe com isso. Legal

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural