Amigos,
Estou com uma tremenda dúvida/cisma sobre a execução das vigas da garagem da minha casa.
Foram construídas 10 vigas apoiadas em pilares de 30x30. O vão médio é de 3,2m, mas existem duas vigas de 3,7m.
As armadura tem dimensões de 30x16 foram montadas com 6 ferros 5/16, estribos de ferro 5.0, colocados a cada 15cm.
A execução foi da seguinte forma: concreto feito em betoneira, na proporção 2x1. As vigas foram preenchidas até o limite de 22cm e deixado o restante para encher junto com a laje, sobraram 15cm para finalizar o enchimento. Após o 30 dias as escoras foram retiradas e a laje treliçada foi montada em cima do concreto e abaixo da sobra da ultima fileira de ferro 5/16. Quando a laje foi concretada então o enchimento da viga ficou completo... ao todo a espessura da vida totaliza 37cm com largura de 20cm.
Ou seja, na lógica a concretagem da laje preencheu o restante da viga... fazendo com que viga e laje compartilhassem o mesmo bloco.
Pergunto... esse tipo de execução está correto? a viga preenchida em duas etapas traz algum prejuízo para a resistência da mesma?
Minha dúvida é que sempre vejo as obras executadas de forma diferente, ou seja, a viga é executada na espessura final, acabada... e depois monta a laje... sendo que as mesmas não compartilhar a ferragem...
Me ajudem, estou com medo de a resistência estar comprometida.... embora não visualizei nenhuma fissura nas vigas e pilares.