projeto apresentado
- Mário Esmeraldo
- postou em Sex, 08 Jan 2010, 13:39
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 7
Caro amigo rodrigo,
Estive olhando o seu projeto estrutural por cima, sem me aprofundar muito posso lhe dizer:
- A bitola da ferragem utilizada em pilares não pode, por norma (nbr-6118) ser inferior a esta utilizada, ou seja 10mm. Quanto a quantidade de barras vai variar de acordo com a seção transversal do pilar pois provavelmente, no seu caso será necessário apenas uma área mínima de armadura, visto que é uma edificação térrea;
- Verificando a viga posso dizer que: a armadura chamada "armadura de costela" que fica localizada na parte média da viga é necessária apenas quando a altura da mesma é superior a 60cm(NBR-6118), o que não é o seu caso (30cm);
- A armadura superior da viga de 8mm de diâmetro é usual apenas em caso de balanços, o que não verifiquei no seu projeto, caso contrário é recomendada apenas um porta estribos de 5mm;
- A fundação indireta, solução proposta em projeto, é recomendada apenas para solos de má quilidade com edificações sujeitas a grandes carregamentos, não acho ser o seu caso;
Por fim quero dizer que o projeto está muito carregado, principalmente no que diz respeito a fundações. Recomendo um estudo de solo ou a verificação por parte de um profissional com conhecimento, ou até mesmo uma observação bem simples: verifique a solução de fundação utilizada pelo seu vizinho, se for uma fundação direta (sapata) você pode economizar bastante na sua obra.
Recomendo também você não contratar a empresa para executar e projetar, pois isso acaba incentivando soluções "grosseiras" e caras.
Qualquer dúvida pode me procurar pelo meu email:
mario_esmeraldo@yahoo.com.br