- Visitante
- postou em Dom, 11 Mar 2018, 20:33
-
[quote="RSFarias"]Boa tarde Maurício,
Com todo respeito ao cidadão, mas um pedreiro não tem conhecimento para dimensionar nada, ele não entende de distribuição de cargas, momentos, etc. Além disso, se der algum problema ele não pode ser responsabilizado legalmente.
As medidas da seção da viga (12x25cm) me parecem insuficientes, por conta disso é provável que a armação também seja insuficiente. Além disso, está em desacordo com a norma NBR 6118, que fixa seção mínima de 360cm² para estruturas em concreto armado. Está considerando a espessura da laje? Não é regra e nem vale para todos os casos, mas é uma boa aproximação para uso residencial: a altura da viga bi-apoiada deve ter aproximadamente 10% do vão, ou seja, para 450cm, deveria ser de aproximadamente 45cm.
Conclui um sobrado há algumas semanas, tive uma viga com vão parecido e o resultado do meu dimensionamento foi bem diferente. Prefiro não citar a armação utilizada para não induzir a outro erro, pois cada projeto deve ser tratado isoladamente, como sempre digo, na engenharia não existe receita de bolo.
E deve sim se preocupar com as demais vigas. A presença de paredes sob elas não quer dizer nada. Pelo contrário, com a deformação das vigas essas paredes podem trincar, já que a alvenaria convencional não tem muita capacidade de suporte. A presença ou não de paredes sob uma viga nem são levadas em conta, de modo que a viga seja autoportante, ou seja, fica à critério do proprietário remover a parede sob ela quando lhe for conveniente. Vigas devem sustentar paredes, não o contrário.
Os pilares requerem estudo também, com atenção especial à armadura transversal (estribos).
Você deveria contratar um engenheiro para evitar problemas, solicitando a ele a verificação do que foi executado e possíveis reforços. Vai ser difícil algum engenheiro querer assumir uma obra "projetada" por um pedreiro, talvez por isso o preço fique mais elevado do que se tivesse contratado um desde o início.
Sua obra tem alvará da Prefeitura? Algum profissional assinou a ART pra você? Se sim, essa pessoa será responsabilizada em caso de problemas, mesmo que não tenha feito os projetos executivos, apenas emprestado a assinatura da ART (infração ética gravíssima)
respeita os pedreiros amigo... somos tdos seres.humanos com a mesma capacidade... você tah chamando o pedreiro de.burro