Cálculo de viga em vão livre


Responder Mensagem

Cálculo de viga em vão livre

mauricio marcos
postou em Seg, 18 Mar 2013, 13:32
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos...

    Meu pedreiro fez uma viga de 4,5 m de comprimento em vao livrem sendo a dimensão de 25 cm(altura) x 12 cm(largura), 6 ferros de 8 mm, estribos ferro 4,2 mm a cada 20 cm. Esta viga recebe uma laje em EPS, sendo que de um lado a treliças são de 3,5 m (sala de star) e do outro 4,5 m(sala jantar). [minha duvida é, esta viga aerea suporta esta laje, favor, peço que façam os calculos basicos e me deem um parecer estimado...Observações: Este é um sobrado, e a viga que sitei é do teto da parte de cima, sendo que: As colunas e vigas da parte de baixo foram feitas com 6 ferros de 10mm, estribos ferro 4,2 a cada 20 cm. Ja a parte de cima as colunas são de 6 ferros 10 mm e estribos ferro 4,2 a cada 20 cm, e só as vigas da parte de cima foram feitas com 6 ferros 8 mm e estribos 4,2 a cada 20 cm. Na parte de cima Eu nao vejo problema nas outras vigas pois estão sobre paredesm mas essa de vao livre me deixou meio encucado...desde ja agradeço...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    RSFarias
    postou em Seg, 18 Mar 2013, 17:26
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

      Boa tarde Maurício,

      Com todo respeito ao cidadão, mas um pedreiro não tem conhecimento para dimensionar nada, ele não entende de distribuição de cargas, momentos, etc. Além disso, se der algum problema ele não pode ser responsabilizado legalmente.


      As medidas da seção da viga (12x25cm) me parecem insuficientes, por conta disso é provável que a armação também seja insuficiente. Além disso, está em desacordo com a norma NBR 6118, que fixa seção mínima de 360cm² para estruturas em concreto armado. Está considerando a espessura da laje? Não é regra e nem vale para todos os casos, mas é uma boa aproximação para uso residencial: a altura da viga bi-apoiada deve ter aproximadamente 10% do vão, ou seja, para 450cm, deveria ser de aproximadamente 45cm.


      Conclui um sobrado há algumas semanas, tive uma viga com vão parecido e o resultado do meu dimensionamento foi bem diferente. Prefiro não citar a armação utilizada para não induzir a outro erro, pois cada projeto deve ser tratado isoladamente, como sempre digo, na engenharia não existe receita de bolo.


      E deve sim se preocupar com as demais vigas. A presença de paredes sob elas não quer dizer nada. Pelo contrário, com a deformação das vigas essas paredes podem trincar, já que a alvenaria convencional não tem muita capacidade de suporte. A presença ou não de paredes sob uma viga nem são levadas em conta, de modo que a viga seja autoportante, ou seja, fica à critério do proprietário remover a parede sob ela quando lhe for conveniente. Vigas devem sustentar paredes, não o contrário.


      Os pilares requerem estudo também, com atenção especial à armadura transversal (estribos).


      Você deveria contratar um engenheiro para evitar problemas, solicitando a ele a verificação do que foi executado e possíveis reforços. Vai ser difícil algum engenheiro querer assumir uma obra "projetada" por um pedreiro, talvez por isso o preço fique mais elevado do que se tivesse contratado um desde o início.


      Sua obra tem alvará da Prefeitura? Algum profissional assinou a ART pra você? Se sim, essa pessoa será responsabilizada em caso de problemas, mesmo que não tenha feito os projetos executivos, apenas emprestado a assinatura da ART (infração ética gravíssima).


      Boa sorte.

      Cálculo de viga em vão livre

      IsaacdeCristo
      postou em Seg, 18 Mar 2013, 17:39
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Mauricio,

        Perdoe-me a franqueza, até porque não se trata de nada pessoal. Mas o que você pede que façamos é um trabalho, cujo conteúdo é o nosso trabalho e pelo qual devemos ser recompensados financeiramente. Trata-se de uma análise técnica e cálculo estrutural de seu empreendimento. Estima-se que o custo técnico de uma obra varia entre 5 e 10% do valor da mesma. Nada contra se algum colega calculá-la "0800" pra você, mas se isso não acontecer, o mais correto e seguro é contratar um estruturalista para fazer as devidas análises (in loco)e indicar a melhor solução.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Cálculos

        Samanta
        postou em Qui, 08 Jun 2017, 19:21
        Visitante

          10 mentro de tamanho gasta quanta viga e e isopor

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Cálculos

          Visitante
          postou em Qui, 08 Jun 2017, 19:22

            Samanta escreveu:10 mentro de tamanho gasta quanta viga e e isopor

            Visitante
            postou em Qua, 02 Ago 2017, 18:26

              Cálculo do uma viga aérea de 6 m para ferragem

              GilbertoRocha
              postou em Sáb, 12 Ago 2017, 14:45
              Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

                Anonymous escreveu:Cálculo do uma viga aérea de 6 m para ferragem


                https://www.youtube.com/watch?v=bP1FJFW5e7I

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Ponte

                Junior3214
                postou em Dom, 24 Set 2017, 18:52
                Visitante

                  Estou construindo uma ponte para a Prefeitura de uma cidade no interior do estado.
                  Ela não precisa durar muito, só até me pagarem já está bom.
                  Se eu fizer ela sustentada por uma coluna de 25x25 vocês acham que ela consegue sustentar o próprio peso?

                  Obrigado!
                  Junior

                  ESTOU FALANDO DE você JUNIOR3214

                  IMPRUDENTE E EGOISTA
                  postou em Ter, 21 Nov 2017, 08:46
                  Visitante

                    Normalmente não desejo mal aos outros mas nesse caso não pude evitar, que os cosmos conspirem contra a sua alegria e que sua morte seja a mais horrenda entre todas, Junior3214!

                    Visitante
                    postou em Dom, 28 Jan 2018, 23:36

                      fis um viga aeria de 6 metro com ferros de 3/8 com com 30 centrimetro de largura ja cheia será q vai aguenta a laje em cima da viga


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural