IsaacdeCristo escreveu:Prezado Mateus,
Pelo que sei o Técnico em Edificações pode responsabilizar-se tecnicamente por projeto e/ou execução de obras até 80m², e por reformas com esta mesma área desde que não envolva concreto armado.
Boa sorte!
Prezado Isaac,
Primeiramente fico muito agradecido pela resposta do senhor, que é um verdadeiro exemplo de sabedoria na área de civil aqui no fórum.
Pois bem, quanto a se responsabilizar por obras de até 80m²: não é só para o projeto arquitetônico e/ou estrutural ?? Minha duvida é, isso vale para qualquer projeto? Elétrica e hidraulica também ?? Se eu quiser por exemplo, fazer um projeto de instalações prediais (eletrica e hidraulica), de um edificio residencial unifamiliar de 100m² eu vou ter que pedir para um engenheiro assinar a responsabilidade para mim?
Eu tenho esta dúvida porque na verdade o que a gente aprende no curso, na disciplina de instalações prediais, é muito acima de 80m², até mesmo porque nessa parte, um projeto de 80m² e um de 200m² só se distingue mesmo em tamanho, já que para a projeção um é tão simples quanto o outro.
Caso a resposta permaneça sendo negativa, eu poderia por exemplo apenas fazer o projeto e vender sem assinatura para o pessoal da obra? (Empreiteiros, mestres, etc...)
Muito obrigado novamente,
EDIT.: Esqueci de mensionar também, que como para esses projetos não exige de apresentação e protocolação no CREA, minha duvida se reafirma ainda mais, já que eu poderia vender, caso a resposta permaneça negativa, o projeto sem assinatura, pois são projetos em que o CREA não interferem (eles nem mesmo são necessários para a aprovação do projeto de construção, pelo menos não na minha cidade, que é na macro região de São Paulo).