Limite de área/carga para técnicos em edif.


Responder Mensagem

Limite de área/carga para técnicos em edif.

mateuscaio
postou em Sáb, 27 Abr 2013, 17:10
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Caríssimos companheiros de profissão,

    Bom dia,


    Gostaria de perguntar-lhes se aquela regra de que o limite de execução de projetos arquitetônicos, não só de desenho mas também de responsabilidade, de 80m2 no máximo para técnicos em edificações também vale para projetos de instalações prediais (elétrica, água fria, esgoto, etc.)? Caso a resposta seja não, existe um limite? Estou inicialmente falando de edificações residenciais unifamiliares, mas caso não haja limite, as restrições podem ultrapassar tais limites? (fazer projetos de prédios de mais de 4 andares etc.)

    E quanto ao preço, quanto um técnico em edificações deve cobrar por projeto arquitetônico? e por projeto de instalações elétricas? e por projeto de instalações hidráulicas (agua fria, esgoto e redes pluviais)?


    Muito obrigado pela atenção de todos,


    _________________
    - Mateus.

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Responsabilidade Técnica do Técnicos em Edificações (m²)

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 28 Abr 2013, 11:44
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Mateus,

      Pelo que sei o Técnico em Edificações pode responsabilizar-se tecnicamente por projeto e/ou execução de obras até 80m², e por reformas com esta mesma área desde que não envolva concreto armado.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Responsabilidade Técnica do Técnicos em Edificações (m²)

      mateuscaio
      postou em Dom, 28 Abr 2013, 17:09
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Mateus,

        Pelo que sei o Técnico em Edificações pode responsabilizar-se tecnicamente por projeto e/ou execução de obras até 80m², e por reformas com esta mesma área desde que não envolva concreto armado.

        Boa sorte!


        Prezado Isaac,

        Primeiramente fico muito agradecido pela resposta do senhor, que é um verdadeiro exemplo de sabedoria na área de civil aqui no fórum.

        Pois bem, quanto a se responsabilizar por obras de até 80m²: não é só para o projeto arquitetônico e/ou estrutural ?? Minha duvida é, isso vale para qualquer projeto? Elétrica e hidraulica também ?? Se eu quiser por exemplo, fazer um projeto de instalações prediais (eletrica e hidraulica), de um edificio residencial unifamiliar de 100m² eu vou ter que pedir para um engenheiro assinar a responsabilidade para mim?

        Eu tenho esta dúvida porque na verdade o que a gente aprende no curso, na disciplina de instalações prediais, é muito acima de 80m², até mesmo porque nessa parte, um projeto de 80m² e um de 200m² só se distingue mesmo em tamanho, já que para a projeção um é tão simples quanto o outro.

        Caso a resposta permaneça sendo negativa, eu poderia por exemplo apenas fazer o projeto e vender sem assinatura para o pessoal da obra? (Empreiteiros, mestres, etc...)


        Muito obrigado novamente,

        EDIT.: Esqueci de mensionar também, que como para esses projetos não exige de apresentação e protocolação no CREA, minha duvida se reafirma ainda mais, já que eu poderia vender, caso a resposta permaneça negativa, o projeto sem assinatura, pois são projetos em que o CREA não interferem (eles nem mesmo são necessários para a aprovação do projeto de construção, pelo menos não na minha cidade, que é na macro região de São Paulo).

        _________________
        - Mateus.

        Responsabilidade técnica

        Guilherme Garc
        postou em Seg, 29 Abr 2013, 23:31
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

          Caro Mateus,

          As informações sobre limites de responsabilidades a respeito de téc. em edificações está correta, existindo maior abrangência para as instalações hidráulicas. Só não entendi quanto às instalações elétricas, sendo que para qualquer tamanho, isso deve ser anotado por um técnico em eletrotécnica (eletrotécnico), onde pode se responsabilizar desde um a simples lâmpada até uma cabine primária de uma indústria média ou um edifício, incluindo os circuitos terminais (apartamentos). Mas uma coisa é certa, um téc. em edif. não poderia ser responsável pela instalações elétricas, pedidos de ligação para entradas de energia acima de 15 ou 20 KVA, é preciso verificar melhor. No CREA pode conseguir todas as informações precisas.

          Abraços,

          _________________
          Abraços e bons trabalhos.

          Projetos e Consultorias em materiais
          Soluções sustentáveis
          Engenharia Diagnótica

          Guilherme Custódio Garcia Jr
          garc.engineer@gmail.com
          11- 2306 4800
          11- 9 8516 0420

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: atribuições

          Nathan
          postou em Dom, 20 Ago 2017, 16:36
          Visitante

            Primeiramente, somos amparados pela Lei Federal, por tanto, não há limite em Kva para técnico em edificações desde que este projeto esteja dentro de 80m². No caso de reformas, também não há limite, desde que a reforma não interfira nos elementos estruturais.

            Re: atribuições

            Nathan
            postou em Dom, 20 Ago 2017, 16:38
            Visitante

              Nathan escreveu:Primeiramente, somos amparados pela Lei Federal, por tanto, não há limite em Kva para técnico em edificações desde que este projeto esteja dentro de 80m². No caso de reformas, também não há limite, desde que a reforma não interfira nos elementos estruturais.


              Adição: "somos amparados com o princípio da legalidade da Lei Federal"

              Re: atribuições

              dijorgis
              postou em Seg, 30 Jul 2018, 11:46
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Nathan, bom dia

                Embora trate-se de um post já com algum tempo, creio que minha contribuição ainda seja válida

                O Técnico em Edificações não tem atribuição para projeto elétrico, digo isso pois também sou Técnico em Edificações, e o CREA não autoriza a vinculação dos projetos elétricos por não estarem elencados no Rol de atividades/atribuições dos Técnicos em Edificações

                Minha outra formação é Técnico em Eletrotécnico, aí sim, me é permitido projetar, dirigir, executar, responsabilizar por projetos e instalações de até 800kVA

                Os projetos Elétricos, Hidráulicos, Estruturais, dentre outros, são considerados como projetos complementares ao projeto inicial/principal também chamado de "Projeto Arquitetônico" a famosa "Planta de Prefeitura"

                Aqui na minha cidade as ART´s destes projetos são exigidas pela Prefeitura para projetos acima de 200m² para construções térreas e 120m² para 2 pavimentos

                O Guilherme Garc foi muito preciso em sua resposta e compartilho da mesma opinião dele, sempre que houver alguma dúvida verifique junto ao CREA, de preferencia faça através do site pois assim terá sua resposta formalizada, evitando surpresas desagradáveis no futuro

                Nathan escreveu:
                Nathan escreveu:Primeiramente, somos amparados pela Lei Federal, por tanto, não há limite em Kva para técnico em edificações desde que este projeto esteja dentro de 80m². No caso de reformas, também não há limite, desde que a reforma não interfira nos elementos estruturais.


                Adição: "somos amparados com o princípio da legalidade da Lei Federal"

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Instalações Prediais