Aconselhamento estrutural


Responder Mensagem

Aconselhamento estrutural

Aprendiz 07
postou em Seg, 27 Mai 2013, 17:17
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Prezados amigos do fórum gostaria de uma opinião ou sugestão sobre a estrutura de uma casa com 03 pavimento. sei que de pende do tipo de solo para os amigos darem uma opinião, pois perguntei um pedreiro que esta construindo um sobrado no lado do meu terreno e ele disse que o solo é bem firme por ser em morro disse que o local é todo de saibro sem nenhum entulho, e só conseguiu cavar no máximo 1,20 de profundidade. Pedi uma opinião de como seria uma estrutura para uma casa de 03 pavimento com 12,15 de comprimento por 9,87 m de largura totalizando uma área construída no 1º pavimento de 120 m2; ele sugeriu dessa forma:

    - fundação de 1,5o m de profundidade

    - sapata de 1,20 x 1,20 de largura totalizando 20 ferros CA-50 Belgo 3/8 de 10mm com altura de 50 cm.

    - colunas com 06 ferros CA-50 Belgo 3/8 de 10mm com estribo CA-60 DE 4,2 mm nervurado distribuído a cada 10 cm amarrados com arame duplo recozido nº 18. por 26 x 12 .

    - alicerce com 04 ferros CA-50 Belgo 3/8 de 10mm, com estribo CA-60 de 4,2 mm nervurado distribuído a cada 10 cm com 30 cm de altura por 15 cm de largura.

    - cinta de amarração com 06 ferros Belgo 3/8 com estribo CA-60 de 4,2 mm nervurado distribuído a cada 10 cm com altura de 40 cm por 11,50 de largura.

    -Espessura da laje de 10 cm com eps.

    -blocos externos de 14 x 19 x 29
    - blocos internos de 11,50 x 19 x 29

    obs: total de 20 colunas no 1º pavimento e disse para seguir a mesma configuração nos outros dois pavimento.

    agradeço desde já a paciência e atenção dos amigos. vou ver se consigo enviar o desenho do projeto que eu mesmo fiz espero que os amigos poção compreender o desenho grato.

    [/img]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Aconselhamento estrutural

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 28 Mai 2013, 09:14
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Aprendiz,

      Só um profissional deve determinar esta estrutura, ainda mais porque tem o "agravante", pelo que entendi, de ser em um morro e ter alguma possibilidade de deslocamentos em ocasiões de chuvas fortes e abundantes. Portanto, para você se deitar e levantar tranquilo, contrate um Estruturalista.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Aprendiz 07
      postou em Ter, 28 Mai 2013, 10:58
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        O brigado SR. Isaque pela sua opinião e atenção, vou ver aqui no meu estado quanto fica o orçamento de profissional para esse calculo. Acho que fui infeliz na minha colocação quando disse que o terreno era em (morro),pois na verdade fica em um planalto cuja sua classificação é dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado. deve chagar + ou - no máximo 300 metros de altura do nível da Estrada Marechal Alencastro em Anchieta RJ. Nesse condomínio onde fica o meu terreno já existe casas de 02 e 03 pavimentos se o orçamento do profissional ficar fora das minhas condições vou ver com o vizinho que tem uma casa de 03 pavimentos e já mora a uns 4 anos vou perguntar a ele como foi feita a estrutura de sua casa desde já agradeço a sua atenção.

        Victor Wasow
        postou em Seg, 03 Jun 2013, 15:42
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

          Caro Aprendiz,

          Primeiramente necessito saber se você já tem o projeto estrutural, caso seja sim é bem fácil, a melhor coisa é solicitar a um engenheiro que faça o calculo estrutural do projeto.
          Podemos fazer o serviço cobrando o valor de tabela do CREA- SP que é de R$ 10,00 o mt².
          Caso queira maiores informações sobre nossa empresa é só entrar em nosso site engplus.com.br.

          Atenciosamente,

          Victor

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural