Analise estrutural


Responder Mensagem

Analise estrutural

EBruno
postou em Sex, 01 Abr 2011, 18:01
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Boa tarde, pessoal do forum.


    Sou estudande, e verifiquei algo que gostaria de discutir com voces.
    Ao fazer a analise de um portico no FTOOL verifiquei que os esforcos se alteram quando mudo caracteristicas da secao. Porque isto esta ocorrendo?
    Que tipo de analise e programa faz? Pois na materia de analise estrutural os esforcos eram determinados sem consideracao da secao.

    Porque o FTOOL so mostra os esforcos de momento fletor nos pilares do portico com carga distribuida em cima da viga e pilares engastados na base?

    No caso do mesmo portico com a tal carga e pilares de apoio fixo e movel naum mostram nada nos pilares.

    Me desculpem a escrito, mas estou com windows em ingles sem cedilha.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Sex, 01 Abr 2011, 21:34
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      EBruno
      Não conheço o FTOOL. Porém aventuro-me a esclarecê-lo de que os esforços solicitantes (o momento fletor, primeiramente, e posteriormente os outros dele dependentes) se alteram com a mudança da seção pois esta altera a matriz (associada aos coeficientes das incógnitas e termos independentes do sistema de equações lineares que descrevem o funcionamento do pórtico) no cálculo hiperestático. A determinação matemática dos esforços, em regime elástico ou plástico, está bem estabelecida, mas requer instrumentos diferentes do calculista em função do modelo da estrutura: isostático (onde a seção transversal não importa, senão para o cálculo das flechas) ou hiperestático (onde a relação entre uma propriedade da seção transversal e o comprimento da peça é fundamental).
      Quanto aos apoios, salvo engano, me parece que não haveriam momentos nos pilares (e na inexistência de cargas transversais) por que o pórtico se transformou, pela alteração do sistema de apoios, numa estrutura isostática.
      Por certo seu professor, uma vez questionado, poderá esclarecê-lo de maneira mais extensa, elegante e adequada. Boa sorte.

      EBruno
      postou em Sáb, 02 Abr 2011, 15:21
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Muito obrigado pela atencao Alex.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural