Parede sobre laje de treliça sem viga


Responder Mensagem

Parede sobre laje de treliça sem viga

Elaine Pinheiro
postou em Dom, 23 Jun 2013, 01:03
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Bom dia, tenho a seguinte dúvida: estou construindo uma casa de 2 pavimentos e no segundo andar tem uma parede sobre uma laje pré-moldada(treliça) e tijolo, no sentido das vigotas. A laje tem 12 cm de espessura ( 6 cm de concreto usinado 18 Mpa) sendo que foi usado uma armação de distribuição com ferros de 1/4 e 4.2mm dispostos 20/20 cm. Essa parede tem 2,70m de largura por 3.40 de altura sendo que não tem nenhuma viga neste ponto, porem ela incide exatamente sobre uma parede de tijolos no 1 pavimento. Será que é possível ou tenho que de alguma forma reforçar essa parede do 1 pavimento e como? Muito Obrigada!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    MeketrefiS
    postou em Qui, 27 Jun 2013, 21:53
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

      Quem deve avaliar esta questão é a empresa que forneceu a laje, pois por Norma ela deverá inclusive fornecer ART da Laje. Geralmente a empresa envia um engenheiro dela na obra, e determina conforme a necessidade, inclusive paredes sobre a laje sem vigas, os devidos reforços necessários.
      Ja fiz muita obra em que não utiliza-se vigas, somente lajes treliçadas, reforçadas em posições das paredes, mas esta espessura 12 cm me parece muito pouco. Melhor consultar a empresa.

      _________________
      mhfranhan@uol.com.br
      (11) 9320.5399

      Elaine Pinheiro
      postou em Qui, 27 Jun 2013, 23:21
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Obrigada pela resposta, mas ainda continuo na duvida se uma uma parede no 2 pavimento exatamente encima da parede do 1 pavimento em uma laje treliçada, no sentido das vigotas nas especificações acima (2,70 x 3,40 M), mesmo na ausência de uma viga se teria algum problema? Obrigada!

        Parede sobre laje de treliça sem viga

        IsaacdeCristo
        postou em Qua, 17 Jul 2013, 14:15
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezada Elaine,

          Comumente, usa-se uma cinta de amarração no topo da parede, antes da laje. Se a laje já estiver feita, pode-se adotar a solução da viga invertida, caso não haja porta nesta parede. Todavia, só é possível a discussão completa, se virmos o projeto. Se possível poste uma mensagem pelo meu site informando um número de telefone fixo.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais