Viga chata de 5m, sustentaçao de parede


Responder Mensagem

Viga chata de 5m, sustentaçao de parede

cyllaz
postou em Ter, 20 Set 2016, 18:04
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá, estou precisando de ajuda sobre uma viga chata que deve ficar embutida dentro de uma laje H12

    Ela estará sobre um vão de 5 metros, bi apoiada.
    Essa viga não pode ficar aparente de forma alguma na laje H12 e sustentará uma parede de tijolo baiano, a laje do pavimento superior não ficará apoiada nessa parede...

    Poderiam me ajudar com a largura dessa viga e quantos ferros eu tenho que utilizar ??

    Muito obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    cyllaz
    postou em Qua, 21 Set 2016, 18:42
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      Abaixo segue imagens do que pretendo fazer, não tenho dinheiro para contratar um profissional, porem vou montar por conta própria, alguém saberia dizer se terei problemas ??
      só preciso saber se aguenta...

      Pretendo usar 4 barras de 10mm em baixo e 2 barras de 8mm em cima
      em uma viga embutida na laje de 20cm de largura, e a altura da laje H12

      ap.imagensbrasil.org/images/2016/09/21/SemTitulo-1.jpg

      ap.imagensbrasil.org/images/2016/09/21/SemTitulo-1df38c.jpg

      abnermartins
      postou em Qua, 21 Set 2016, 18:59
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        Vão de 5 metros, se a altura da viga ficar somente dentro da laje, provavelmente sua viga ficará baixa, além de sofrer uma deformação vertical excessiva (flecha)... eu recomendo você solicitar o orçamento para algum engenheiro calculista para evitar problema para você mesmo no futuro. Legal

        _________________
        Abner Martins - Engº Calculista de Estruturas Metálicas

        Perfil: https://br.linkedin.com/in/abnermartins

        cyllaz
        postou em Sex, 23 Set 2016, 21:10
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          abnermartins escreveu:Vão de 5 metros, se a altura da viga ficar somente dentro da laje, provavelmente sua viga ficará baixa, além de sofrer uma deformação vertical excessiva (flecha)... eu recomendo você solicitar o orçamento para algum engenheiro calculista para evitar problema para você mesmo no futuro. Legal


          Gostaria que fosse tão simples, estou construindo por conta própria já faz 1 ano, no máximo estou pagando um servente para me ajudar, e quando o serviço é muito complicado eu contrato um pedreiro, essa laje quem vai fazer será eu mesmo, vou chamar um pedreiro apenas para fazer os negativos...
          o formato irregular do meu terreno me impede de construir uma casa térrea, logo tenho que fazer um sobrado...
          Preciso terminar essa laje logo pra que eu possa finalmente sair do aluguel...
          Como não tenho condições de pagar um profissional, estou fazendo por conta própria...

          farei a viga dentro da laje com 6 ferros dentro, espero que seja suficiente, eu só preciso saber se não vai cair...

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          vigas

          sthefanocristian@hotmail.
          postou em Ter, 26 Fev 2019, 22:21
          Visitante

            a norma pede no minimo 10% do vão. no seu caso 50 centímetros. você pode reduzir essa altura se reforçar a ferragem e o mpa do concreto. e pode reduzir um pouco mais se trabalhar com uma viga em T,e utilizar uma contra flecha de 0,5 cm por metro.outra opção e usar uma viga invertida, ela passa para cima da laje. mas e bom você procurar um engenheiro calculista.

            Visitante
            postou em Dom, 24 Mar 2019, 01:21

              Deixa ver se entendi, você quer colocar os 4 lados da laje sendo apoiados por vigas de 50 x 12? Algum lado terá continuidade de outra laje?


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural