Bom Dia a Todos.
Sou atualmente estudante de engenharia civil, trabalho em uma construtora e alguns dias atrás estava fazendo um estudo para a disciplina de planejamento e orçamento.
Aqui em Minas Gerais o CUB está algo em torno de R$1200,00/m2.
Em pesquisas no site do IMEC - Instituto Mineiro de Engenharia Civil, temos tabelados os preços dos projetos.
Arquitetônico - R$10,00 a R$12,00 /m2.
Estrutural - R$10,00 a R$12,00 /m2.
Hidrossanitário - R$5,00 a R$6,00 /m2
Elétrico de baixa tensão - R$5,00 a R$6,00
Considerando os valores de projetos mais baixos por m2 de obra, temos que todos os projetos saíriam por R$30,00, o que equivaleria ao percentual de 2,5% do valor da obra.
Após ver alguns tópicos aqui no fórum onde a expressão "o pedreiro disse que não tinha problema!"
apareceu, me pergunto o porquê das pessoas ainda não contratarem um engenheiro para fazer todos os projetos.
Avaliando uma obra de 4000 m2, com o custo de 1200 m2, ou seja, valor final de 4 milhões e 800mil reais com duração de 2 anos.
O engenheiro cobra R$1000,00 por mês para acompanhar a obra durante todo o período de construção, o que dá R$24.000 e representa 0,5% do valor da obra.
Ou seja, com 3% do valor da obra, o proprietário constrói com TODOS os projetos, amparado por um engenheiro que vai acompanhar desde a primeira estaca da locação até a chave na porta.
O Aço comprado/cortado/dobrado/armado custa algo próximo de R$9,00/Kg. Se em um projeto estrutural bem feito se economizar 2.000 kg, são R$18.000 de economia, ou seja, o investimento praticamente se paga.
Em qualquer compra bem feita se ganha 3% de desconto ( Revestimento, Madeira, Prego, Aço e etc)
Agora me respondam porque a população ainda se arrisca sem necessidade e deixa de pagar um percentual ínfimo por projetos bem feitos e acompanhamento de profissional capacitado???
Não estou falando daquele cara que engravidou a namorada e tem que construir nos fundos da casa da sogra, mas sim daquele monte de empresários, comerciantes, profissionais liberais e fins que constroem, grandes e pequenas construções, com objetivos financeiros.
Gostaria da participação de vocês aqui do forum.
Abraço a Todos