Alçapão de Alivío de fumaça: Dimensionamento


Responder Mensagem

Alçapão de Alivío de fumaça: Dimensionamento

luislhss
postou em Sex, 12 Jul 2013, 18:49
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    A NBR 9077 que trata de saídas de emergência em edifícios, no sue item 3.3, descreve um item que preciso dimensionar que é Alçapão de alívio de fumaça (AAF) ou alçapão de tiragem, tratando-se conforme a norma de abertura horizontal localizada na parte mais elevada da cobertura de uma edificação ou parte desta.

    A questão que a mesma norma não mostra como deve ser o dimensionamento e não consigo encontrar em lugar nenhum.
    Preciso dimensionar esta ventilação para a cobertura de uma espécie de domus que se estende no centro de um prédio, para ventilação principalmente no caso de um sinistro de incêndio.

    Alguem que saiba fazer esse dimensionamento poderia explicar ou me informar se existe alguma norma que descreva tal?

    Agradeço muito!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dimensionamento

    Guilherme Garc
    postou em Sex, 12 Jul 2013, 22:48
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Caro Luis,

      Confesso que não sei te dizer de pronto a qual norma recorrer, no entanto sua busca é no caminho de cálculos de vazão. Note, o volume que deverá ser extravasado em um intervalo de tempo "x". Já executei algumas obras onde haviam projetos de exaustão de fumaça e a linha de raciocínio era essa. Em resumo, objetiva-se retirar do ambiente o volume total em tantos minutos. Se não me engano é algo entre 2 e 5 minutos (a confirmar). Procure em normativas de bombeiro (AVCB - auto de vistoria do corpo de bombeiros), condicionamento de ambientes e exaustão. Tenho muitos contatos com os bombeiros e vou tentar falar com algum e retornar à você.

      Existe ainda para grandes áreas uma condicionante quanto ao acúmulo superior da fumaça/ fogo que determina algumas proteções como chapas rosa de dry wall.

      Bem, como executei mas não participei dos dimensionamentos minha análise fica um pouco na sensibilidade.

      Outros amigos no fórum poderão falar com mais propriedade.

      Se for o caso, procure por KSG projetos de ar condicionado, Eng.º Pedro. Competentes e atenciosos.

      Boa sorte.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Instalações Prediais