Até que ponto podemos usar o método de pavimentos isolados?


Responder Mensagem

Até que ponto podemos usar o método de pavimentos isolados?

odilonjunior
postou em Sex, 19 Jul 2013, 14:48
Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

    Sou usuário do Software Eberick e surgiu uma dúvida.
    Sabemos que, pela norma, os cálculos devem ser feitos como pórtico espacial, porém o programa disponibiliza o método de pavimentos isolados.
    Utilizando o pórtico espacial, o programa apresenta uma série de problemas, sendo necessário o uso de elementos de dimensões exageradas para a correção dos mesmos.
    Utilizando o método de pavimentos isolados, o programa roda redondinho e apresenta soluções mais dentro da realidade sem tanta dor de cabeça.
    Minha dúvida é: Até que ponto podemos usar o método de pavimentos isolados.
    Alguém já teve essa dúvida? Como solucionou?
    Abraço a todos!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Nereu
    postou em Ter, 19 Mai 2015, 14:01
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      Sabemos que o método de pavimentos isolados é um modelo simplificatório de cálculo que se "aproxima" da situação real da estrutura (um pórtico espacial). Digo se "aproxima" porque o método do pórtico espacial nos apresenta um cálculo totalmente complexo e preciso (p.ex. cada elemento passa a ter seis graus de liberdade por nó).
      Partindo do pressuposto que o programa está totalmente "são", livre de erros, é conveniente sempre usar o método do pórtico espacial.

      Note que quanto mais alta e complexa a estrutura, maior será a discrepância entre os dois métodos, por exemplo; no método espacial um elemento lá no ultimo pavimento, gera um efeito em outro qualquer no primeiro pavimento. No método dos pavimentos isolados esse efeito não é considerado diretamente, devido a simplificação.

      Agora sua dúvida:
      odilonjunior escreveu:Até que ponto podemos usar o método de pavimentos isolados.
      Alguém já teve essa dúvida? Como solucionou?


      Sempre usar o método do pórtico espacial. (em hipótese alguma usar simplificações principalmente para estruturas altas).

      A própria NBR6118 recomenda no seu item 14.2.2

      NBR6118 escreveu:Premissas necessárias à análise estrutural
      A análise deve ser feita com um modelo estrutural realista, que permita representar de maneira clara todos os caminhos percorridos pelas ações até os apoios da estrutura e que permita também representar a resposta não linear dos materiais.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural