Vou comecar a construir um sobrado. Gostaria de saber se para sobrados sempre se usa trelicas ou tb pode se usar vigotas.Os espacos serao de maximo de 3,50x3,50m².Agradeço quem ajudar!
As lajes premoldadas treliçadas são montadas com "vigotas" cuja armadura é treliçada. Já não se usa mais aquelas vigotas antigas com armadura não treliçada.
Boa sorte!
_________________ Vai construir, reformar ou investir em imóveis?
Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)
jrokura escreveu:desculpe, nao sei se soube explica, mas quero dizir aquelas vigotas em T em que a ferragem nao fica aparente.
Isto mesmo, estas já não se usa mais, pelo menos nas grandes cidades. O desempenho das "vigotas" treliçadas é muito melhor que o destas "vigotas" em forma de "T".
Boa sorte!
_________________ Vai construir, reformar ou investir em imóveis?
Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)
estranho ........estou trabalhando na area da construcao civil a pouco tempo como azulejista.Trabalho para uma equipe que faz serviços tercerizados para construtoras,sao casas em media com 60 a 70 m² e todas elas sao feitas com lajes usando vigotas em T,trabalho em maringa (PR).minha primeira pergunta feita foi pq vou fazer o sobrado com a equipe que faz o levantamento da casa e um dos mestres de obras me disse que nao ha necessidade de treliças pq os vãos são memores que 3,50m.